50% do Brasil está isolado em casa, revelam dados coletados de celulares

Listen to this article

Metade da população brasileira está isolada em casa respeitando a quarentena. É o que revela o Índice de Isolamento Social desenvolvido pela In Loco a partir de dados coletados de apps instalados em 60 milhões de smartphones no País. Com sua tecnologia própria de localização e o histórico de informações armazenadas, a startup consegue inferir se uma pessoa saiu ou não de sua residência a cada dia.

A empresa disponibilizou os dados em um painel online segmentado por estado e atualizado diariamente. Na última terça-feira, 7, data mais recente disponível, o estado com a maior parte da população isolada era o de Goiás, com 56,3%, seguido por Pernambuco (53%) e Ceará (52,9%). E os estados com a menor adesão à quarentena naquele dia foram Tocantins (40,8%), Mato Grosso do Sul (41,8%) e Rondônia (42,5%).

A média ponderada de todos os estados na referida data foi de 49,6%. A análise histórica apresentada no painel, no entanto, revela que a adesão brasileira já foi maior. O auge foi no dia 22 de março, domingo, quando atingiu 69,6%. Ou seja, o isolamento social caiu 20 pontos percentuais de lá para cá.

Cabe ressaltar que o painel revela que, historicamente, independentemente da pandemia, os domingos costumam ser dias em que as pessoas ficam mais em casa. Porém, mesmo comparando somente os três primeiros domingos depois do início da quarentena, nota-se uma gradual redução do isolamento: de 69,6% em 22 de março caiu para 64,2% em 29 de março e, depois, baixou para 62,2% em 5 de abril.

A In Loco agora trabalha para disponibilizar informações ainda mais granulares, indicando o índice de isolamento social nas cidades com mais de 300 mil habitantes.

Vale lembrar que a prefeitura do Recife foi a primeira a fechar uma parceria com a empresa para acompanhar esse índice segmentado por bairro. Tais informações ajudam o poder público a planejar campanhas direcionadas aos locais com menor adesão à quarentena.

 

Origem: Tele Time

 

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.