Eletrônica transparente fica mais perto da sua pele

Pesquisadores japoneses finalmente conseguiram produzir sensores transparentes, flexíveis e ultrafinos que são fáceis de fabricar em escala industrial.

Eletrônica transparente

A chamada “eletrônica transparente” já está presente nos painéis de aviões e até de alguns carros, permitindo que pilotos e motoristas leiam informações do veículo sem precisar tirar os olhos do aeroporto ou da estrada.

Mas, para aplicações de vestir ou médicas, é necessário que os circuitos sejam baratos e não apenas flexíveis, mas conformáveis à movimentação da pele. Nanofios de prata já mostraram potencial para ser tudo isto, mas, tão logo se tenta sair da escala de laboratório, eles saem desalinhados, com uma queda drástica no desempenho e nas funcionalidades.

Foi esta dificuldade que Ashuya Takemoto e colegas da Universidade de Osaka conseguiram resolver.

Eles desenvolveram uma técnica de impressão de alta resolução capaz de fabricar matrizes de nanofios de prata com alinhamento cruzado na escala de centímetros, mas mantendo os detalhes precisos na faixa de 20 a 250 micrômetros.

Eletrônica que você não pode ver ou sentir fica mais perto de sua pele

Não é por acaso que você tem ouvido falar muito sobre eletrônica flexível e sensores transparentes: É um campo de pesquisa fervilhante, graças à infinidade de usos possíveis.
[Imagem: Teppei Araki et al. – 10.1088/2058-8585/abc3ca]

Malha de nanofios

Takemoto primeiro criou uma superfície de polímero com os detalhes para definir o tamanho dos nanofios, como um molde. Usando uma haste de vidro redondo, os nanofios de prata são depositados ao longo do molde, criando redes de nanofios paralelas ou cruzadas, dependendo da direção da varredura.

A qualidade dos alinhamentos supera qualquer demonstração feita antes. E, mais importante, sem perder a transparência.

“A resistência [elétrica] da folha com as padronagens com menos de 100 micrômetros variou de 25 a 170 ohms, e a transmitância da luz visível a 550 nanômetros foi de 96% a 99%. Esses valores são adequados para eletrônicos transparentes,” disse o professor Teppei Araki, um dos coordenadores do trabalho.

Como prova de conceito de funcionalidade, eles usaram suas matrizes de nanofios para detectar sinais eletrofisiológicos da planta elódea (Egeria densa), nativa do Brasil e muito usada em aquários. Os sensores transparentes aderiram às folhas da planta sem causar danos, permitindo obter dados durante longos períodos de tempo, demonstrando a robustez da plataforma.

Tecnologia emergente

A eletrônica transparente é uma tecnologia emergente, mas que, para chegar ao mercado, deve ser simples e barata, o que exige fabricação em massa. As aplicações mais visadas incluem biomedicina, engenharia civil, agricultura e outras aplicações que requeiram observação visual do que está por baixo ou a garantia de que os sensores não bloqueiem a passagem da luz.

Bibliografia:

Artigo: Printable transparent microelectrodes toward mechanically and visually imperceptible electronics
Autores: Ashuya Takemoto, Teppei Araki, Takafumi Uemura, Yuki Noda, Shusuke Yoshimoto, Shintaro Izumi, Shuichi Tsuruta, Tsuyoshi Sekitani
Revista: Advanced Intelligent Systems
Vol.: 11:2000093
DOI: 10.1002/aisy.202000093

Artigo: Flexible neural interfaces for brain implants-the pursuit of thinness and high density
Autores: Teppei Araki, Lukas M Bongartz, Taro Kaiju, Ashuya Takemoto, Shuichi Tsuruta, Takafumi Uemura, Tsuyoshi Sekitani
Revista: Flexible and Printed Electronics
Vol.: 5 043002
DOI: 10.1088/2058-8585/abc3ca

Artigo: Wireless Monitoring Using a Stretchable and Transparent Sensor Sheet Containing Metal Nanowires
Autores: Teppei Araki, Takafumi Uemura, Shusuke Yoshimoto, Ashuya Takemoto, Yuki Noda, Shintaro Izumi, Tsuyoshi Sekitani
Revista: Advanced Materials
Vol.: e1902684
DOI: 10.1002/adma.201902684

 

Origem: Inovação Tecnológica 

 

Eng. Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.