Cientistas revelam nova foto de um buraco negro

Listen to this article

Um grupo de cientistas revelou uma nova visão do buraco negro no centro da galáxia M87, a 55 milhões de anos luz de nós. A imagem usa a polarização da luz para mostrar claramente os campos magnéticos em ação no disco de gás e poeira ao redor do objeto.

As ondas de luz polarizada têm orientação e brilho diferentes em comparação com a luz “normal”, não-polarizada. E, assim como a luz é polarizada quando passa por alguns óculos de sol, ela também é polarizada quando é emitida em áreas magnetizadas e quentes do espaço.

Como a polarização é uma assinatura de campos magnéticos, esta imagem deixa claro que o anel do buraco negro está magnetizado. Esta visão polarizada “nos diz que a emissão no anel é certamente produzida por campos magnéticos que estão localizados muito perto do horizonte de eventos“, disse Monika Moscibrodzka, coordenadora do Grupo de Trabalho de Polarimetria do Event Horizont Telescope (EHT) e professora assistente da Radboud Universiteit na Holanda, ao site Space.com

Esta é a primeira vez que astrônomos conseguem medir a polarização tão perto da borda de um buraco negro. Esta nova visão não só é espetacular, ela também revela novas informações sobre os poderosos feixes de ondas de rádio disparados por M87.

“As novas imagens polarizadas marcam passos importantes para aprender mais sobre o gás perto do buraco negro e, por sua vez, como os buracos negros crescem e lançam feixes de ondas de rádio”, disse Jason Dexter, professor assistente da Universidade do Colorado em Boulder e coordenador do grupo de trabalho teórico do EHT.

As observações da equipe e esta nova visão do objeto em M87 estão aprofundando a compreensão dos cientistas sobre a estrutura dos campos magnéticos do lado de fora de um buraco negro, pois permanece um mistério como jatos maiores do que a própria galáxia são emitidos do buraco negro em seu coração.

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.