Como a IA está ajudando a lidar com a ameaça diária de incêndios industriais

Listen to this article

Nos últimos anos, houve um grande progresso tecnológico na segurança e proteção de instalações grandes e complexas. Por muito tempo, os integradores de sistemas de segurança de vida enfrentaram os desafios de lacunas na cobertura e como superá-las.

Isso se aplica a todos os aspectos de segurança no local, mas em uma variedade de ambientes industriais e comerciais, nenhum apresenta um risco maior de prejudicar o pessoal no local, danificar propriedades e interromper a continuidade dos negócios do que incêndios e combustão.

Relatos frequentes de incêndios devastadores em todo o mundo continuam a demonstrar que os equipamentos padrão de detecção, monitoramento e alarme não são eficazes ou rápidos o suficiente para lidar com o rápido início e propagação de incêndios em ambientes perigosos, como fábricas ou usinas de processamento de resíduos.

A inteligência artificial (IA) e a Indústria 4.0 – a quarta revolução que ocorreu na fabricação – em combinação com a vigilância baseada em vídeo, trouxeram a segurança contra incêndio para uma era totalmente nova.

Proteção inadequada

Antes que analistas de dados e desenvolvedores técnicos pudessem projetar e implementar essas soluções de ponta, eles primeiro avaliaram todos os problemas e desafios que precisavam ser abordados e superados.

Uma troca global de conhecimento e experiência profissional no setor de segurança contra incêndio delineou os pontos problemáticos e os perigos identificados nos últimos anos.

Por exemplo, detectores de fumaça clássicos fixados em tetos exigem que fumaça ou vapor alcancem os sensores em seu campo de detecção imediato antes que qualquer alarme soe. Uma resposta atrasada significa que um tempo precioso é perdido enquanto um incêndio se instala e se espalha por uma área antes que o alarme seja acionado.

As câmeras de vigilância comuns geralmente produzem imagens granuladas se detectarem movimento em condições de pouca luz ou durante a noite. Ao ar livre é ainda pior. Pingos de chuva e geada podem borrar ou obscurecer uma lente e impedi-la de capturar qualquer filmagem distinguível.

Os invasores deixam um local não identificado, e mesmo a vigilância contínua ao vivo projetada sobre telas dificilmente alertará o pessoal de segurança sobre qualquer acúmulo de calor ou incêndios iminentes. Assim, enquanto muitos gerentes de segurança industrial e integradores de sistemas podem ter planejado e equipado uma instalação para uma cobertura de segurança contra incêndio decente, a eficácia dessas medidas está muito carente do nível de segurança que deveriam fornecer.

O equipamento padrão também pode ser hipersensível a qualquer sinal de incêndio e sinalizar alarmes falsos frequentes que interrompem a continuidade dos negócios com o fechamento do local. Isso pode até criar um efeito perigoso de “lobo chorão”, então ameaças reais de fogo não são levadas a sério.

centro de gestão de resíduos

A gestão de resíduos e instalações de reciclagem, que contêm produtos químicos e materiais inflamáveis ​​ou explosivos, é um exemplo de um mercado vertical onde os sistemas industriais de prevenção de incêndios são essenciais. (Crédito da imagem: Pavel/stock.adobe.com)

Desafios Específicos de Segurança Contra Incêndios

Esta combinação de fatores de risco e medidas e respostas insuficientes tornaram essenciais os desenvolvimentos radicais na prevenção de incêndios industriais. Além disso, a nova tecnologia deve ser flexível o suficiente para soluções personalizadas, pois uma abordagem de tamanho único não funciona para os requisitos exclusivos de clientes finais e instalações específicas.

Na indústria de armazém e logística, os grandes depósitos de armazenamento geralmente apresentam tetos altos onde são instalados detectores de fumaça, juntamente com um sistema de sprinklers. Os bens e materiais armazenados mudam constantemente, de modo que a carga exata de incêndio ou risco de combustão a qualquer momento é desconhecida.

O movimento por robótica e empilhadeiras cria condições perigosas de possíveis colisões. No momento em que o vapor fumegante chega aos sensores de fumaça, os danos ao armazém já estão em andamento.

As plantas de gerenciamento de resíduos e reciclagem contêm um coquetel perigoso de produtos químicos e materiais inflamáveis ​​ou explosivos, incluindo baterias de lítio, dispositivos descartados, latas de aerossol e produtos de limpeza, como resíduos antibacterianos com alta porcentagem de álcool.

Uma vez que um incêndio se instale em locais que contenham esses e outros itens perigosos, ele pode se espalhar rapidamente com resultados catastróficos. Escavadeiras, esteiras transportadoras e incineradores geram calor e movimento que agravam os perigos.

A indústria de celulose e papel produz e armazena grandes quantidades de matérias-primas para embalagem e transporte de mercadorias. Estes materiais proporcionam um acendimento perfeito. Se uma chama pegar um fardo de papelão, o incêndio precisa ser interrompido em segundos para que a área de armazenamento seja salva.

O estoque é frequentemente armazenado em construções abrigadas, abertas a condições climáticas externas, como luz solar forte e ventos que espalham chamas. Durante a noite eles são vulneráveis ​​a intrusos, incluindo incendiários e vândalos. Um incêndio deliberado nesses locais geralmente resulta em devastação completa. No entanto, os detectores de fumaça e vigilância padrão não oferecem proteção confiável.

Velocidade e precisão da IA ​​Todos os ambientes, de instalações industriais a complexos de escritórios, shopping centers, depósitos e blocos de torres residenciais precisam de detecção e monitoramento de incêndio eficientes, além de alertas e reações rápidas.

A detecção de incêndio baseada em vídeo com algoritmos especialmente desenvolvidos reconhece as formas únicas e o movimento de ardência, fumaça e chamas em suas fontes, antes que ocorram e causem danos significativos. Um alarme pode soar em segundos quando necessário.

Algoritmos desenvolvidos com base em imagens de vídeo gravadas podem ser personalizados por configurações de sensibilidade ajustáveis. Critérios definíveis abrangendo uma gama diversificada de cenários e condições possíveis também são integrados. Isso fornece uma base sólida para o aprendizado de máquina (ML) à medida que mais imagens são gravadas e coletadas ao longo do tempo – e anomalias detectadas – para que apenas sinais reais de incêndio sejam identificados para acionar alertas quando necessário.

A IA dentro do sistema baseado em vídeo analisa quaisquer novos dados recebidos para ajudar a determinar se há um risco real de incêndio ou não. Os algoritmos pré-configurados com configurações de sensibilidade precisas podem diferenciar entre fontes de perigo real e objetos regulares ou atividades não perigosas, como faíscas ou chamas bruxuleantes e fumaça de cigarro, e entre chamas laranja brilhantes e uma pessoa correndo em roupas de trabalho de alta visibilidade .

Outros algoritmos reconhecem as formas e características específicas de ardência e fumaça subindo, e a iluminação e o comportamento natural das chamas. Esses recursos tornam esse tipo de monitoramento de vídeo altamente eficiente e robusto contra alarmes falsos.

Ele aciona um alerta apenas quando o perigo é real e uma resposta é necessária. Métodos inteligentes baseados em vídeo detectam incêndios diretamente em sua fonte, em vez de depender do calor e da fumaça para alcançar primeiro os sensores dos detectores de fumaça clássicos.

As futuras gerações da tecnologia serão ainda mais avançadas e totalmente orientadas por IA, sem necessidade de entrada de critérios definíveis, graças ao acúmulo e compartilhamento contínuos de dados e experiências da vida real. A tecnologia IoT está, portanto, tornando a detecção e a prevenção de incêndio muito mais rápidas, precisas e seguras do que nunca.

Mitigação de perigos ao ar livre

O fato de que as câmeras de vídeo podem ser instaladas onde são necessárias, em ângulos ideais como câmeras de vigilância, e ao ar livre sob construções externas abrigadas, oferece enormes vantagens. Mesmo após o horário de funcionamento, quando os funcionários não estão em segurança nas instalações, os custos financeiros dos incêndios para as empresas podem ser enormes.

Se um incêndio se inflamar e tomar conta de abrigos de armazenamento ao ar livre contendo uma alta carga de incêndio, todo o estoque da empresa corre o risco de ser devorado pelas chamas. Um incêndio não irá parar em edifícios adjacentes ou em qualquer maquinaria ou veículo nas proximidades; eles também podem rapidamente se transformar em cinzas.

Graças às comunicações inteligentes, os indicadores de IA nas câmeras de vídeo podem alertar instantaneamente o pessoal de segurança e os serviços de emergência antes que ocorra o risco de grandes danos. Outra vantagem da tecnologia de segurança acionada por vídeo é que o monitoramento em condições de pouca luz – dias nublados ao ar livre ou espaços mal iluminados em ambientes fechados – pode ser coberto por iluminação infravermelha especialmente instalada.

Os iluminadores IR ajudam as câmeras a funcionar de forma eficiente 24 horas por dia, não apenas em áreas com muita luz do dia ou bem iluminadas. Assim, mesmo na escuridão total, intrusos, vândalos e qualquer sinal claro de fogo ou fumaça são captados pelas câmeras graças à iluminação artificial. Os alarmes podem ser acionados imediatamente e os alertas inteligentes podem ser enviados em segundos.

O alojamento em torno das câmeras de vigilância mais recentes protege suas lentes contra poeira e condensação, para que sejam continuamente eficazes em todas as condições.

câmera ai no armazém

Algoritmos pré-configurados com configurações de sensibilidade precisas podem diferenciar entre fontes de perigo real e objetos regulares ou atividades não perigosas. (Crédito da imagem: APchanel/stock.adobe.com)

Futuro da Prevenção de Incêndios

Ignição, ignição e até combustão não podem ser evitadas completamente com medidas de precaução, devido a uma série de fontes e condições perigosas. No entanto, usando a mais recente tecnologia de detecção de fogo e fumaça, os perigos de vapores latentes se transformarem em fumaça tóxica e pequenas chamas se transformarem em incêndios devastadores que causam danos totais podem ser evitados.

Os limites dos equipamentos clássicos de prevenção de incêndios foram superados por desenvolvimentos de última geração. Algoritmos que fornecem reconhecimento preciso de calor, fumaça e fogo em sua fonte, com detecção de anomalia personalizada, todos integrados em soluções baseadas em vídeo, tornam o pessoal, a propriedade e os ambientes locais muito mais seguros do que nunca.

Soluções confiáveis ​​e rápidas economizam enormes custos para as empresas em seguros e reparos de danos, e a continuidade dos negócios é aprimorada massivamente com menos alarmes falsos e desligamentos. Ao instalar soluções inteligentes, as instalações ficam mais seguras e seguras, e os custos de negócios relacionados a danos por incêndio e interrupções frequentes na continuidade dos negócios são reduzidos.

Do ponto de vista comercial, há vantagens claras dessa tecnologia de ponta: eficiência, pois a tecnologia de detecção de chama e fumaça pode ser instalada no mesmo local dos equipamentos de vigilância existentes; e rapidez, pois ao identificar de forma confiável um incêndio real em sua origem, essas soluções desencadeiam uma resposta muito mais rápida. E eles são incomparáveis ​​em sua capacidade de monitorar incêndios em construções externas protegidas, mesmo durante a noite.

Os integradores de sistemas que oferecem as mais recentes tecnologias aos clientes podem, assim, finalmente atender sua demanda por monitoramento de incêndio 24 horas por dia em ambientes de negócios desafiadores, como locais industriais com altas cargas de incêndio ou materiais perigosos.

Os novos desenvolvimentos de IA e IoT , combinados com vigilância por vídeo, os equipam com oportunidades de negócios sem precedentes em um cenário altamente competitivo para o fornecimento de segurança contra incêndio.

As oportunidades para se posicionarem como fornecedores de métodos inovadores de detecção e prevenção que garantem segurança contra incêndio e continuidade de negócios para clientes de todos os portes são diversas.

 

 

 

Origem: SecuritySales.

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.