Eletricidade e dados são transmitidos simultaneamente por redes 5G

Listen to this article

Eletricidade à distância

Engenheiros japoneses criaram um aparelho capaz de transmitir simultaneamente energia elétrica e sinais de comunicação 5G.

O transceptor para sinal de rede 5G é totalmente sem fio e apresenta alta eficiência na conversão de energia, além de fazer transmissões de longo alcance e em grandes ângulos.

Desde que Nikola Tesla propôs pela primeira vez a ideia de transferência de eletricidade sem fios, houve vários esforços para explorar esse conceito para diferentes aplicações.

A tecnologia 5G trouxe uma nova maneira de fazer isso, mas as tentativas anteriores tropeçaram nos mesmos obstáculos que a maioria dos dispositivos sem fio enfrenta: Distâncias de transmissão curtas e uma direção fixa de onde a energia pode ser recebida.

Uma equipe do Instituto de Tecnologia de Tóquio criou agora um receptor-transmissor de eletricidade para redes 5G que supera esses dois problemas.

“O sistema de transferência de energia sem fio de ondas milimétricas é uma solução promissora para a internet das coisas massiva, mas ele tem sido prejudicado por problemas técnicos. Assim, conseguimos fazer um avanço ao produzir um transceptor 5G com alta eficiência em grandes ângulos e distâncias,” disse o professor Atsushi Shirane.

 

Electricidade e dados são transmitidos simultaneamente por redes 5G
A tecnologia transmite eletricidade suficiente para alimentar sensores e pequenos aparelhos da internet das coisas.
[Imagem: Michihiro Ide et al. – 10.1109/JSSC.2021.3137336]

 

Energia e rede para internet das coisas

O transmissor/receptor de eletricidade/dados possui dois modos de operação. Inicializando no modo de recepção, o aparelho recebe um sinal 5G e um sinal de potência de ondas milimétricas. Esse sinal de energia ativa o sistema e fornece energia. O aparelho então entra no modo de transmissão e envia um sinal 5G de volta na mesma direção de onde recebeu inicialmente.

Assim, um dispositivo como esse pode se comunicar facilmente e fazer parte da internet das coisas sem precisar de um ponto de plugagem separado, ao contrário da maioria dos dispositivos atuais. Ele ainda pode transmitir energia em uma ampla gama de ângulos e distâncias.

“Esta foi a primeira recepção simultânea do mundo de sinais de energia e comunicação com direcionamento de feixe. Acreditamos verdadeiramente que uma tecnologia como essa pode revolucionar a rede da internet das coisas e libertá-la dos grilhões que a prendem hoje,” disse Shirane.

À medida que as redes 5G começam a ficar online, espera-se um aumento na escala da rede da internet das coisas. Com milhares de dispositivos adicionais na rede, há uma necessidade crescente de fabricar aparelhos sem fio que possam funcionar com os sinais 5G, e seu transmissor/receptor é a melhor solução desenvolvida até hoje para isso, garante a equipe.

 

 

 

 

 

 

Origem: InovaçãoTecnológica.

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.