Google lança sistema que usa IA para prever enchentes no Brasil

Listen to this article

O Google anunciou, nesta terça-feira (29), a ampliação do Sistema de Alertas de Previsão de Inundações para o Brasil. Baseado em inteligência artificial (IA), o sistema vai monitorar áreas de riscos com enchentes, podendo beneficiar mais de 60 localidades ribeirinhas no país. O serviço é fruto de uma parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), que agora usará as plataformas do Google para comunicar riscos à população.

Google lança sistema que prevê enchentes no Brasil

O Sistema de Alertas de Previsão de Inundações do Google é uma ampliação de outros alertas ambientais da empresa, e agora deve trabalhar diretamente com os sistemas de Alertas SOS, Defesa Civil e outras plataformas de utilidade pública. Além do  Brasil, o sistema já está disponível na Colômbia e no Sri Lanka, e ainda 15 países africanos, incluindo Chade, Nigéria, República do Congo e África do Sul.

De acordo com dados levantados na última década, mais de 70 milhões de pessoas foram afetadas por desastres causados por inundações. O Brasil, por sua vez, é o país que tem a maior população exposta a riscos de inundações.

Google Pesquisa começa emitir Alertas de Inundação (Crédito: Google)

Google Pesquisa começa emitir Alertas de Inundação (Crédito: Google)

Utilizando a IA, o sistema do Google promete então conseguir comunicar a população brasileira com uma maior antecedência. Grandes bacias, como o Rio Amazonas e o Pantanal, podem ser emitidos alertas com até 75 dias de antecedência. Os locais menores podem ser avisados com até 24 horas de antecedência.

“Esperamos dar às pessoas mais alguns dias de aviso antes que a inundação ocorra. Queremos usar inteligência artificial para oferecer essas previsões em qualquer lugar do mundo, onde quer que as pessoas precisem.”

Esses alertas estarão disponíveis na Pesquisa Google, no Google Maps e no Floodhub, nova plataforma de informações sobre enchentes do Google.

Como funciona o Sistema de Alertas de Inundações

Para prever e alertar a população sobre inundações, o sistema do Google usa aprendizado de máquina combinando dados como níveis de água dos rios, indicadores meteorológicos e imagens de satélite. Já não é de hoje que o Google fornece essas previsões ao redor do mundo e de forma gratuita.

Para utilizar o sistema, basta ter um celular com conexão à internet e o serviço de localização ativado. Se você mora em uma das regiões com risco de inundações ou simplesmente está passando por algum desses locais, o sistema do Google vai passar a enviar as notificações de alertas com prazos diferentes de antecedência.

O Sistema de Alertas de Inundações do Google não visa alertar regiões que sofrem enchentes e inundações rápidas (flash floods), como as que acontecem em grandes áreas urbanas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e assim por diante. Os alertas valem apenas para cheias graduais.

As notificações de alertas serão geradas pelo time de hidrologia do SGB-CPRM e pelos sistemas do Google. Qualquer um que acessar as plataformas da empresa, como o Google Maps e o FloodHub, poderá visualizar as regiões com alertas de inundações. Esses alertas trazem a área afetada, as últimas atualizações sobre a situação e recomendações de segurança.

Google FloodHub reúne alertas para regiões que sofrem riscos. (Crédito: Google)

Google FloodHub reúne alertas para regiões que sofrem riscos. (Crédito: Google)

Por enquanto, 60 localidades do Brasil vão passar a ser monitoradas pelo Google, mas a ideia é expandir a cobertura dos alertas e previsões para outras regiões do Brasil dentro dos próximos meses.

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para notícias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.