Ícone do site GuiadoCFTV

Robô humanoide da Tesla consegue caminhar e até pegar objetos em vídeo

Listen to this article

A Tesla surpreendeu o público com imagens inéditas de seu Tesla Bot em um chassi que parece pronto para produção. Nessa nova demonstração, divulgada através de um vídeo, os robôs humanoides caminham para frente de maneira cadenciada, superando os tropeços observados em sua primeira aparição. E não é só isso: esses robôs aparentemente têm outras habilidades, como a capacidade de pegar objetos e reconhecê-los.

A apresentação do novo vídeo ficou a cargo de Elon Musk, CEO da empresa, durante o evento de acionistas realizado na terça-feira (16). Musk revelou que a equipe havia montado os robôs na noite anterior, destacando o empenho e a dedicação da empresa nesse projeto ambicioso.

O Tesla Bot, um robô humanoide desenvolvido pela empresa, foi originalmente revelado durante o evento AI Day da empresa no ano passado. Naquela ocasião, apenas uma versão desmontada do robô foi mostrada, que mal conseguia dar alguns passos à frente, muito menos realizar tarefas manuais no palco.

Posteriormente, uma versão mais próxima do modelo de produção foi exibida, mas estava fixada em um suporte e só podia acenar para a plateia. Agora, a Tesla está exibindo robôs que se assemelham mais àquele modelo, mas com a capacidade de se movimentarem de maneira autônoma, ainda que em um ritmo mais lento.

Melhorias no Tesla Bot

O vídeo em destaque traz algumas atualizações específicas no projeto do Tesla Bot, como o controle de torque do motor, a descoberta e memorização do ambiente, o treinamento de inteligência artificial por meio de movimentos humanos rastreados e a habilidade de manipular objetos.

Inclusive, um dos robôs foi mostrado pegando objetos de um recipiente e colocando-os em outro, ilustrando assim o treinamento da inteligência artificial do robô por meio de uma demonstração humana.

Após sete meses, fica evidente que o Tesla Bot está em vias de se tornar um produto concreto. A companhia provavelmente iniciará a produção do robô após entregar as tão esperadas picapes Cybertrucks.

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile