CFTV

« Back to Glossary Index

CFTV, Circuito Fechado de Televisão, (Do Termo Inglês Closed Circuit TeleVision – CCTV), é um sistema de televisionamento que distribui sinais provenientes de câmeras localizadas em locais específicos, para um ponto de supervisão pré-determinado local ou remoto. Os sistemas de CFTV normalmente utilizam câmeras de vídeo especializadas (para produzir o sinal de vídeo), cabos ou transmissores/receptores sem-fio ou redes para transmitir o sinal para processadores, gravadores e monitores (para visualizar a imagem de vídeo captada).

O sistema de CFTV não é aplicado somente com propósitos de segurança e vigilância, também é utilizado em outros campos como laboratórios de pesquisa, em escolas, empresas privadas, na área médica, pesquisa e monitoramento de fauna e flora, monitoramento de relevo, condições climáticas, controle de processos assim como nas linhas de produção de fábricas. Sendo por isso, um campo muito amplo e repleto de particularidades.

Atualmente também tem sido muito utilizado o termo Videomonitoramento.

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.