Câmera inovadora sem lente detecta localização e gera imagem através de IA

Listen to this article

Uma câmera muito peculiar

Se você ainda não ouviu, o Instagram acabou – e com ele, aparentemente , está o próprio conceito de câmera. Conheça a Paragraphica, uma “câmera” sem lentes que usa dados de localização e várias ferramentas de IA para gerar imagens, em vez dos antigos fótons.

“Paragraphica é uma câmera que utiliza dados de localização e inteligência artificial para visualizar uma ‘foto’ de um lugar e momento específicos”, diz a página do projeto . “A câmera exibe uma descrição de sua localização atual, utilizando endereço, clima, hora do dia e locais próximos.”

“Ao pressionar o gatilho”, continua, “a câmera criará uma representação fotográfica dele usando uma IA de conversão de texto em imagem”.

Se Susan Sontag disse que as fotografias comuns são uma forma de aprisionar a realidade , não podemos nem começar a imaginar o que ela teria a dizer sobre isso. Honestamente, porém, considerando como as câmeras onipresentes – e com essas câmeras, mídias sociais baseadas em imagens e feeds alimentados por algoritmos – estiveram em nossas vidas na última década, Paragraphica meio que faz sentido como a penitência natural.

 

Conversa de toupeira

Se você, é claro, se perguntar ” mas por quê? “, seu criador Bjørn Karmann, um designer da Holanda, tem uma resposta.

“Como os modelos de IA estão se tornando cada vez mais conscientes, será difícil imaginar como eles podem ver nosso mundo físico”, escreveu ele no site do projeto. “A câmera oferece uma maneira de experimentar o mundo ao nosso redor, que não se limita apenas à percepção visual.”

“Paragraphica ‘fornece uma visão mais profunda”, acrescenta ele, “da essência de um momento através da perspectiva de outras inteligências”.

Consciente é uma palavra forte – e alguns podem dizer equivocada e incorreta – para usar para uma fusão de várias ferramentas generativas de IA, mas estamos divagando. Karmann compara ainda mais sua invenção a uma toupeira de nariz estrelado; em vez de ver por meio da luz, como os humanos – e nossas câmeras convencionais – fazem, essas toupeiras subterrâneas “vêem” por meio de antenas de focinho (daí o design semelhante a uma antena visto nas lentes da câmera).

Pela metáfora do designer, então, Paragraphica oferece aos humanos uma chance de “ver” como um programa de IA faz. Mas, para esse fim, pode-se argumentar que o Paragraphica, que usa APIs treinadas em quantidades impressionantes de conteúdo gerado por humanos, não está vendo ou entendendo por si mesmo – em vez disso, está apenas cuspindo uma imitação da percepção humana de volta para nós.

Projeto de arte

Para seu crédito, porém, Karmann esclareceu em um tópico no Twitter que sua criação é simplesmente um “projeto de arte de paixão”, observando ainda que ele “não tem intenção de fazer um produto ou desafiar a fotografia”.

“Em vez disso”, acrescentou, “é questionar o papel da IA ​​em um momento de tensão criativa”.

 

 

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.