Ícone do site GuiadoCFTV

EUA restringirão acesso da China à computação em nuvem

Listen to this article

Mais um capítulo na batalha entre os EUA e a China pelos chips de IA (inteligência artificial). Após a China declarar a suspensão da exportação de minerais — críticos para a produção de semicondutores — para os Estados Unidos, o governo Biden apresentou propostas para restringir o acesso das empresas chinesas aos serviços de computação em nuvem do país.

Entenda os últimos acontecimentos

O governo americano acredita que restringir o acesso à computação em nuvem será forma de acabar com o mecanismo que está sendo utilizado pela China para ter acesso aos recursos de computação poderosos sem precisar adquirir equipamentos avançados — como os chips de IA —, apenas utilizando os serviços em nuvem.

Um ótimo exemplo de acesso à tecnologia sem precisar ter acesso ao chip está no A100, da Nvidia, que pode ter seu serviço acessado diretamente pela nuvem. “Se qualquer empresa chinesa desejasse acesso ao Nvidia A100, poderia fazê-lo de qualquer provedor de serviços em nuvem. Isso é totalmente legal”, disse Emily Weinstein, pesquisadora do Georgetown Center for Security and Emerging Technology.

Essa proibição é só mais uma das séries de ações que envolvem a briga geopolítica entre Washington e Pequim sobre semicondutores e outras tecnologias avançadas.

 

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile