Ícone do site GuiadoCFTV

Lei de Nova York fiscaliza contratações feitas com IA

Listen to this article

Uma nova lei envolvendo inteligência artificial passou a valer nesta quarta-feira (5) na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. O texto exige que empregadores permitam a fiscalização de contratações feitas usando a tecnologia. O processo será conduzido por auditorias independentes.

O que você precisa saber

Objetivos da legislação

A lei foi elaborada para combater os vieses dos algoritmos de IA. Um exemplo disso é o mecanismo utilizado pela Amazon, em 2018, para recrutamento. O sistema pontuava os candidatos entre uma a cinco estrelas — como uma classificação de produto — e penalizava candidatas mulheres.

Como relata o TechCrunch, em outros lugares, também foram identificados algoritmos que atribuem pontuações diferentes aos candidatos. Foram penalizadas, por exemplo, pessoas com alguma deficiência que dificultasse o uso do teclado. Outro caso que chama a atenção é o de um algoritmo que penalizava um candidato se entendia que seu nome era mais comum em negros.

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile