Esses braços robóticos usam IA para aprender tarefas delicadas

Listen to this article

Pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, desenvolveram um sistema robótico chamado Bi-Touch. Segundo os cientistas, ele permite que braços robóticos tenham sensibilidade tátil e destreza comparáveis às capacidades humanas por meio de inteligência artificial (IA).

Para quem tem pressa:

  • Pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, desenvolveram o Bi-Touch, um sistema robótico com IA para tarefas manuais delicadas;
  • O sistema capacita robôs interpretando comandos de um ajudante digital com inteligência artificial;
  • Esse sistema pode ser útil para tarefas como colheita de frutas, serviços domésticos e desenvolvimento de próteses.

O sistema Bi-Touch, alocado no Laboratório de Robótica de Bristol, capacita robôs a realizar tarefas manuais, interpretando comandos de um ajudante digital. Esse sistema pode ser útil para tarefas como colheita de frutas, serviços domésticos e desenvolvimento de próteses.

O estudo, publicado na IEEE Robotics and Automation Letters e divulgado pela Universidade de Bristol, destaca a capacidade da IA usada em compreender o seu entorno usando feedback tátil. Isso permite o controle dos comportamentos do robô com precisão, interação suave e manipulação eficaz de objetos, de acordo com os pesquisadores.

Esta inovação promete revolucionar setores que exigem tarefas delicadas e precisas, uma vez que o sistema consegue manipular objetos suavemente, mesmo em meio a perturbações inesperadas.

Assista abaixo a um vídeo com demonstrações do funcionamento do sistema e dos braços robóticos:

Braços robóticos com IA

Os braços robóticos empregam, por meio de IA, o método Deep Reinforcement Learning (“Reforço Profundo de Aprendizagem”, em tradução livre) para dominar tarefas bimanuais. Assim, o sistema aprende por tentativa e erro com recompensas e punições, semelhante ao treinamento de animais.

Os pesquisadores construíram uma simulação robótica tátil de braço duplo com braços robóticos virtuais equipados com sensores táteis.

Ao projetar mecanismos de recompensa e processos de atualização de metas, os agentes de IA aprenderam a concluir tarefas bimanuais em simulação, que poderiam então ser transferidas sem esforço para o sistema robótico de braço duplo do mundo real.

Com nosso sistema Bi-Touch, podemos treinar facilmente agentes de IA em um mundo virtual em algumas horas para realizar tarefas bimanuais adaptadas ao toque. E mais importante, podemos aplicar diretamente esses agentes do mundo virtual para o mundo real sem treinamento adicional.

Yijiong Lin, da Faculdade de Engenharia da Universidade de Bristol e autor principal do estudo

Já o professor Nathan Lepora, coautor do estudo, enfatizou a acessibilidade e a natureza de código aberto do software e hardware do sistema Bi-Touch. Ele também observou que o potencial da abordagem para aprendizagem bimanual com toque é imenso, enquanto o código-fonte aberto facilita o desenvolvimento de tarefas adicionais.

Este desenvolvimento inovador amplia os limites da manipulação bimanual, um aspecto essencial para alcançar a destreza robótica de nível humano.

À medida que a investigação avança, o sistema Bi-Touch alimentado por IA poderá contribuir para indústrias que exigem ações complexas e sensíveis, bem como abrir caminho para avanços futuros na tecnologia protética.

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.