O que acontece com a fechadura eletrônica quando acaba a luz?

Listen to this article

As fechaduras eletrônicas revolucionaram a forma como interagimos com a segurança de nossas residências e empresas. Com a comodidade e a praticidade que oferecem, essas soluções tecnológicas ganharam espaço rapidamente. No entanto, uma dúvida comum paira sobre a mente dos usuários: o que acontece com a fechadura eletrônica quando falta energia?

Funcionamento das fechaduras eletrônicas e impacto da falta de energia

Antes de entrarmos no cenário de falta de energia, é fundamental entender o funcionamento básico de uma fechadura eletrônica. Ao contrário das fechaduras tradicionais, que utilizam chaves físicas para trancar e destrancar, as fechaduras eletrônicas operam por meio de sistemas elétricos e eletrônicos. Elas podem ser controladas de diversas formas, como através de senhas, cartões de acesso, biometria ou mesmo aplicativos móveis.

Quando ocorre um corte de energia, muitas pessoas se perguntam se ficarão trancadas dentro ou fora de suas casas devido à incapacidade de operar as fechaduras eletrônicas. No entanto, a maioria dos fabricantes de fechaduras eletrônicas previu essa situação e implementou medidas para garantir que os usuários não fiquem presos ou desprotegidos.

  • Backup de Bateria

Uma das soluções mais comuns para lidar com a falta de eletricidade em fechaduras desse tipo é a inclusão de um sistema de backup de bateria. Essas baterias são projetadas para entrar em ação automaticamente quando a energia principal é interrompida. Geralmente, as fechaduras eletrônicas possuem um compartimento onde as baterias podem ser instaladas, ou as baterias são incorporadas diretamente na própria fechadura.

  • Chaves de emergência e trava mecânica

Além do backup de bateria, muitas fechaduras inteligentes são projetadas com uma abordagem de segurança em camadas. Isso inclui a inclusão de chaves de emergência físicas que podem ser usadas para destrancar a porta manualmente. Essas chaves são geralmente protegidas e fornecidas aos proprietários como último recurso em situações em que a eletricidade e os métodos de desbloqueio eletrônico falham.

Além disso, algumas fechaduras eletrônicas possuem uma trava mecânica interna que permanece operacional mesmo durante quedas de energia. Isso significa que, mesmo que a trava eletrônica não esteja funcionando, a porta ainda pode ser trancada ou destrancada usando a chave tradicional ou a trava manual.

Um ponto importante a ser mencionado ainda é a segurança das fechaduras eletrônicas em relação ao roubo de energia. Em um cenário hipotético, um invasor poderia cortar a energia elétrica da residência para desativar as medidas de segurança eletrônicas. Para evitar isso, muitas fechaduras desse tipo são projetadas com sistemas de detecção de energia comprometida. Se a energia for interrompida de maneira não usual, a fechadura pode entrar em um estado de alerta ou ativar medidas de segurança adicionais.

Embora a falta de energia possa levantar preocupações sobre o acesso durante esses momentos, os fabricantes têm se esforçado para garantir que os usuários não fiquem presos ou desprotegidos. Com recursos como backup de bateria, chaves de emergência e notificações remotas, as fechaduras eletrônicas estão bem equipadas para lidar com cortes de energia de forma segura e eficaz.

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.