Neuralink faz 1º implante de chip cerebral em humano; veja detalhes

Listen to this article

A Neuralink fez seu primeiro implante cerebral em um humano no último domingo (28), conforme anunciou Elon Musk, dono da empresa. No X (Twitter), o empresário pontuou que o paciente está se recuperando bem e que “os resultados iniciais mostram uma detecção promissora de picos de neurônios”.

 

Os primeiros usuários serão aqueles que perderam o uso dos membros. Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um rápido digitador ou um leiloeiro. Esse é o objetivo.

Elon Musk no X. 

A Neuralink não forneceu informações sobre a condição do paciente que recebeu o primeiro implante cerebral.

Em suma, o estudo da Neuralink investigará três pontos ao mesmo tempo, sendo eles: o implante N1/Telepathy (dispositivo cérebro-computador da Neuralink), o robô R1 (robô cirúrgico que implanta o dispositivo) e o N1 User App (software que se conecta ao N1 e traduz sinais cerebrais em ações de computador).

Conforme lembrou a Reuters, a Neuralink enfrentou diversos escrutínios em relação aos seus protocolos de segurança, recebendo, inclusive, muitas negativas da FDA ao longo dos anos. A empresa também chegou a ser multada por violar as regras do Departamento de Transportes dos EUA (DOT) relativas à movimentação de materiais perigosos.

m uma investigação federal de 2022, a companhia também foi acusada de maus-tratos aos animais. Funcionários denunciaram que os testes em animais estavam sendo acelerados, causando sofrimento e mortes desnecessárias.

Musk se pronunciou sobre o caso afirmando que “nenhum macaco morreu como resultado de um implante Neuralink”. Ele acrescentou que a empresa escolheu macacos “terminais” para minimizar o risco para os saudáveis.

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.