Microsoft anuncia nova tecnologia de reconhecimento facial com IA

Listen to this article

A Microsoft anunciou uma nova ferramenta de segurança baseada em reconhecimento facial, o Face Check para Microsoft Entra Verified ID. A novidade tem esse nome estranho e extenso e traz como foco os meios empresariais e educacionais, visando garantir mais proteção e segurança a acessos em sistemas internos com ajuda de IA. Não se sabe ao certo se a tecnologia vai substituir o Windows Hello, atual solução de biometria da empresa,

A novidade foi revelada no blog da Gigante de Redmond em um post assinado pelo chefe de produto da própria tecnologia, Ankur Patel. O executivo afirma que o novo sistema de identificação garante “uma experiência segura e fácil de usar para verificar digitalmente muitos aspectos de nossa identidade”.

“À medida que a fraude dispara para empresas e consumidores e as táticas de fraude se tornam cada vez mais complexas, especialmente com os avanços na IA generativa, a verificação de identidade nunca foi tão importante”, explica Patel.

Verificação simples e inteligente

O Face Check para Microsoft Entra Verified ID é baseado em padrões abertos e roda através de ferramentas de inteligência artificial do Microsoft Azure. Na prática, o novo sistema cruza uma selfie do usuário feita em tempo real com imagens cadastradas em um banco de dados, que podem ser fotos de passaporte ou de carteira de motorista, por exemplo.

A Big Tech defende que o Face Check é útil em uma série de situações, como verificar o acesso de funcionários para acessar informações em um sistema de RH. Além disso, a empresa garante que nenhum dado é compartilhado fora do ato de reconhecimento facial, ou seja, as informações não são armazenadas — tampouco ficam registradas no aplicativo verificador que usa a API da nova tecnologia.

O Face Check para Microsoft Entra Verified ID é voltado para segmentos empresariais e educacionais (Imagem: Divulgação/Microsoft)
O Face Check para Microsoft Entra Verified ID é voltado para segmentos empresariais e educacionais (Imagem: Divulgação/Microsoft)

O novo método de proteção biométrica da Microsoft já está disponível para uso e, segundo a publicação da empresa, não leva menos de cinco minutos para ser configurado. O post diz que o usuário precisa somente fazer o upload de uma foto cadastrada no Microsoft 365 e configurar o Microsoft Authenticator para começar a realizar o processo de checagem. Quem estiver interessado em baixar ou obter mais informações sobre o Face Check pode acessar o site oficial em microsoft.com.

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.