Ícone do site GuiadoCFTV

Opera implanta data center de IA na Islândia em parceria com a NVIDIA

Listen to this article

O Opera anunciou nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, seus planos de implantar uma nova central de dados de inteligência artificial (IA) em Keflavik, na Islândia. A revelação foi feita com antecedência no evento Opera Browser Days 2024, que aconteceu em Oslo, na Noruega.

Alimentada inteiramente por energia verde, o sistema irá apoiar o crescimento dos navegadores Opera e formar a base de seus futuros serviços de IA. A central de dados de IA do Opera apresenta um NVIDIA DGX SuperPOD e já começará a operar em fevereiro de 2024.

Desde o início de 2023, o Opera entrou na disputa no espaço de IA para navegadores, colocando a IA no centro do desenvolvimento de seus produtos. Todos os navegadores principais da empresa já possuem recursos de IA nativos, incluindo o Aria Browser AI. A empresa diz acreditar que a IA em breve assumirá um papel além do de um chatbot e ajudará os usuários a realizar tarefas de navegador mais elaboradas, exigindo mais potência de computação de IA.

Em entrevista ao Olhar Digital, Krystian Kolondra, vice-presidente executivo de PC/GX & Gaming do Opera, explicou que o objetivo do navegador não é alcançar a inteligência artificial geral (AGI, na sigla em inglês). “Nós somos uma empresa de navegadores, e buscamos a IA para navegadores. E é claro, isso pode ajudar e afetar todos os aspectos do que você faz, mas dentro do navegador. Mas para isso, precisamos nos especializar”, explicou ele.

O cluster de dados na Islândia permitirá ao Opera oferecer novas capacidades personalizadas para seus usuários de navegador, além daquelas construídas sobre as soluções fornecidas pelos parceiros de IA da Opera.

O Opera foi o primeiro navegador a introduzir serviços de IA integrados na primavera de 2023, oferecendo tanto aos usuários de PC quanto aos móveis o benefício de seu assistente de IA generativa, Aria. A Aria está evoluindo rapidamente, e continuamos a expandir suas capacidades como companheira de navegação para nossos usuários. A Islândia complementará nossa infraestrutura existente em todo o mundo como um hub verde, eficiente em custos e centralizado para tarefas intensivas em computação, garantindo que o Opera tenha a infraestrutura necessária para aproveitar as oportunidades que vemos e permitindo que nossa empresa evolua e expanda rapidamente seus serviços de IA.

 

Krystian Zubel, VP de TI do Grupo na Opera, em comunicado

Data center do Opera na Islândia

As organizações que modernizam seus negócios com IA exigem uma infraestrutura poderosa para desenvolver grandes modelos de linguagem e permitir aplicativos de IA generativa. O NVIDIA DGX SuperPOD com GPUs NVIDIA H100 fornece ao Opera capacidades avançadas de supercomputação de IA, ajudando os desenvolvedores a criar novos recursos para trazer experiências de IA generativa ao alcance dos usuários.

Carlo Ruiz, Diretor de Soluções e Operações de Centro de Dados de IA da NVIDIA para a região EMEA, em comunicado

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile