Sistema de câmeras mostra como animais enxergam as cores

Listen to this article

O modo como os animais veem as cores representa um intrigante mistério. Afinal: cachorros enxergam como os humanos? Quais cores as aves podem ver? Essas questões podem ser finalmente respondidas por cientistas da University of Sussex (Reino Unido) e da George Mason University (EUA), que desenvolveram um sistema de câmera capaz de reproduzir com precisão as cores assimiladas por diferentes espécies. Os maiores detalhes foram apresentados na PLOS Biology no último dia 23.

O segredo da diferença entre as visões de humanos e animais está na capacidade dos fotorreceptores nos olhos. Algumas espécies podem ver a luz ultravioleta, por exemplo, algo que está fora do alcance da percepção humana. A maneira como o cérebro processa as cores também desperta questionamentos e reflexões.

Esse novo sistema de câmera surgiu justamente com o objetivo de trazer esclarecimentos. Veja bem: reconstruir as cores que os animais realmente veem pode fornecer ideias que podem levar os cientistas a compreender melhor como eles se comunicam e interpretam o mundo ao redor.

Sistema mostra visão dos animais

A novidade tecnológica consiste de uma câmera e um sistema de software que captura vídeos de objetos em movimento com imagens de animais sob condições de iluminação natural.

Funciona assim: a câmera grava vídeo simultaneamente em quatro canais de cores: azul, verde, vermelho e UV. Os dados podem ser processados ​​em “unidades perceptivas” para produzir um vídeo preciso de como essas cores são percebidas pelos animais, com base no conhecimento existente dos fotorreceptores nos seus olhos.

No experimento, os cientistas mostraram o ponto de vista de pavões, abelhas, cães e humanos. Veja a diferença entre cada uma dessas realidades visuais:

 

No experimento, o sistema baseado em espectrofotometria previu as cores percebidas com uma precisão superior a 92%. “Há muito tempo somos fascinados pela forma como os animais veem o mundo. As técnicas modernas em ecologia sensorial permitem entender como as cenas estáticas podem parecer para um animal”, consta no resumo do estudo.

Animais enxergam cores?

De acordo com os biólogos da Arizona State University, se o olho de um animal tiver cones, ele poderá ver alguma cor. A tarefa mais difícil é saber quais cores um animal pode ver e quão forte ou fraca a cor parecerá para o animal.

Em entrevista ao Canaltech, Dr. Gabriel Monteiro, professor de Zoologia do UNASP, explica que a retina do olho é formada por dois tipos de células; bastonetes e cones: “Os bastonetes são responsáveis para visão com baixa luminosidade, porém cones são responsáveis para distinguir cores e detalhes. Os humanos e os animais apresentam combinações diferentes destas células”.

Dr. Monteiro comenta conosco que “os humanos apresentam um sistema tricromático, com três tipos de cones na retina que distinguem as frequências primárias do vermelho, verde e azul, que combinadas compõem a visão ‘colorida'”.

Segundo o especialista, a maioria dos mamíferos apresentam visão dicromática, cones para violeta e laranja, ou azul e amarelo, dentre outras combinações, o que não “permite boa definição de cores para o dia, porém melhor adaptação para a vida noturna”.

De acordo com o professor de Zoologia, “as técnicas que ajudam obter essas informações provêm de análises microscópicas, citológicas, ópticas dentre outras”.

Quais cores os animais podem ver?

Assim, analisar o olho de um animal permite descobrir se ele contém cones e quais cores de luz essas estruturas podem detectar. Essa observação criteriosa também pode levar a contar o número de cones e a localização na retina para entender o quão forte ou fraca uma cor pode parecer.

Com base nos estudos da área, a Arizona State University disponibilizou um material que revela as cores que as espécies podem ver:

  • Aranhas: ultravioleta e verde
  • Abelhas: ultravioleta, azul e amarelo
  • Lagostins: azul e vermelho
  • Polvos: somente azul
  • Cobras: infravermelho
  • Pássaros: cinco a sete cores (não especificado)
  • Coelhos: azul e verde
  • Ratos: ultravioleta, azul e verde
  • Esquilos: azul e amarelo
  • Chimpanzés: o mesmo que os humanos

É claro que é todo um universo a ser estudado e descoberto dia após dia, mas o conhecimento que se tem na área já é o suficiente para despertar a curiosidade — algo que esse novo sistema de câmera apenas potencializa, inclusive.

 

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.