Ícone do site GuiadoCFTV

Como câmeras do circuito interno de TV mantêm casas e empresas seguras?

Listen to this article

Todo mundo tem o direito de se sentir protegido e seguro — em casa, no trabalho ou durante uma viagem. Com certeza, decorar a casa é mais interessante, mas é indispensável garantir as medidas de segurança ao mesmo tempo. E, mesmo que instalar fechaduras de segurança, alarmes contra ladrão, campainhas com vídeo, iluminar bem o ambiente e outras coisas mais ajudem bastante a proteger sua casa, as câmeras do circuito interno de TV (CCTV) são seus olhos para você ver o que acontece ao seu redor, mesmo quando você não está lá.

De fato, um estudo recente mostra que o mercado global de câmeras para circuito interno de TV pode chegar a US$ 16 bilhões em 2029, devido à crescente conscientização e necessidade de segurança.

Solução preferida para segurança por vídeo

O uso de câmera para CCTV é uma das soluções de segurança doméstica mais eficazes, tanto como desencorajamento quanto como evidência na solução de um crime. Além disso, seguradoras procuram cada vez mais essas soluções de segurança como fonte de informações valiosas para tratar de reivindicações de roubo ou dano à propriedade.

A pandemia trouxe ansiedade e preocupações gerais para as pessoas quanto a novas maneiras de manter suas famílias e propriedades seguras — seja para quem está confinado em casa devido ao lockdown, seja para quem quer dar uma olhada na família ou nos animais de estimação enquanto viaja. De fato, há uma demanda cada vez maior por soluções de segurança do tipo “faça você mesmo”, que possam ser instaladas pela própria pessoa,sem precisar de ajuda de profissionais.

Além disso, proprietários de pequenos negócios têm preocupação com seus estoques deixados em armazéns ou lojas. As soluções de CCTV são eficazes em tais situações para ficar de olho na propriedade e flagrar qualquer vandalismo, roubo ou movimento de pessoas mal-intencionadas ao redor da propriedade.

Soluções de segurança para a casa inteligente

A emergência de tecnologias inovadoras levou a um crescimento exponencial na demanda por dispositivos inteligentes e conectados. Os sistemas de câmeras de segurança assumiram uma nova forma, chegando às mais recentes versões sem fio que não precisam de cabo de vídeo ou rede e usam uma rede sem fio para transferir sinais de áudio e vídeo até o receptor, seja um computador, seja em dispositivo móvel. Além disso, esses sistemas de câmeras de segurança sem fio podem enviar suas gravações para a nuvem.

As mais recentes soluções de segurança com CCTV são cada vez mais usadas para implantações internas e externas, que vão desde monitoramento de bebês à comunicação por áudio bidirecional e ao monitoramento de empregados da casa, entre outros usos, bem como para fins de segurança.

O setor de segurança por vídeo testemunha uma grande inovação, com as câmeras de CCTV recebendo recursos habilitados para Inteligência Artificial (IA) e técnicas avançadas de imagens térmicas que podem detectar movimentações não naturais e enviar notificações para os dispositivos inteligentes dos consumidores. As tecnologias de IA trazem recursos avançados de reconhecimento facial, detecção de objetos e reconhecimento de eventos.

Cada vez mais, essas soluções da nova era se tornam um elemento importante para a automação de casa inteligente que pode ser ativado e acessado por meio de um simples aplicativo móvel ou conectado a dispositivos inteligentes, como Alexa e Google Assistente.

A função das tecnologias de armazenamento

Os dados estão no centro das soluções modernas de segurança por vídeo. De fato, o vídeo em tempo real é obrigatório para que as soluções possam ser usadas com eficiência. Para coletar e usar esse vídeo, há uma necessidade profunda de soluções de armazenamento confiáveis, expansíveis e personalizadas que possam ajudar a armazenar e analisar as imagens não editadas.

Hoje em dia, os provedores de serviços estão oferecendo várias soluções de armazenamento para diferentes tipos de sistemas de vídeo inteligentes. Você precisará de um disco rígido especializado em vigilância para implantar uma solução com várias câmeras em casa ou no escritório, como as unidades de disco rígido internas WD Purple. O gravador de vídeo digital (DVR) ou um gravador de vídeo em rede (NVR) que abriga o armazenamento precisará ter a capacidade certa para que a gravação possa ser mantida pelo período desejado.

É importante que os consumidores escolham uma solução particular de armazenamento para o sistema de segurança por vídeo de acordo com suas necessidades individuais, considerando fatores como privacidade, segurança, roubo, velocidade, durabilidade e portabilidade dos dados.

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile