Porto Alegre terá Wimax em 2007

A Brasil Telecom vai lançar serviços de acesso à Internet banda larga em padrão Wimax em Porto Alegre e Curitiba no primeiro semestre de 2007. No momento, a empresa aguarda a resposta do mercado à sua requisição pública dos equipamentos necessários para construir uma rede 802.16-E, operando na faixa de 3,5 GHz. Os fornecedores das antenas para espalhar o sinal sem fio e controlar as conexões devem ser escolhidos ainda no primeiro trimestre do ano que vêm.

“Vamos comprar os primeiros equipamentos certificados pelo Wimax Fórum”, explica o diretor de Tecnologia e Planejamento Técnico da operadora, Dante Nardelli Júnior. O executivo assegura que quando concretizada, a iniciativa será “única no mundo”. Nardelli afirma que a novidade não está envolvida na disputa entre a empresa e a Anatel.

A agência reguladora quer impedir operadores de telefonia de vender acesso à Internet sem fio. “Temos licença para prestar esse serviço em algumas localidades desde que compramos a Vant, há três anos”, enfatiza o diretor. Segundo ele, a meta a longo prazo é resolver o conflito com a Anatel e oferecer acesso Wimax em toda área de cobertura da BrT.

Áreas prioritárias
Segundo Nardelli, as áreas priorizadas para receber o sinal para acesso à web sem fio serão aquelas nas quais atualmente há demanda reprimida, por não estarem cobertas por cabeamento. Também estão no foco zonas de concentração de PDAs, palm tops e notebooks – leia-se, regiões com concentração de empresas e de classe social elevada. No primeiro alvo, os custos não devem ser superiores aos do acesso normal por ADSL. No segundo, os preços ainda não foram definidos.

Fonte: http://www.baguete.com.br/noticia.php?id=14287

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.