Ícone do site GuiadoCFTV

Polícia do Canada usa YouTube para procurar suspeitos

Listen to this article

Imagens mostram freqüentadores de bar, antes de crime. Policiais acreditam que site é adequado para falar com jovens.

A polícia do Canadá disponibilizou no site de vídeos YouTube, o mais popular de sua categoria, imagens de uma câmera de segurança instalada em uma casa noturna na cidade de Hamilton, em Ontário. O vídeo com pouco mais de um minuto contém cenas da entrada de jovens no estabelecimento, em 16 de novembro, horas antes de dois homens serem esfaqueados na saída de um show. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas, ou se elas morreram.

O detetive Jorge Lasso afirmou ao jornal “The New York Times” que teve a idéia de divulgar as imagens no YouTube por conhecer os hábitos de seus filhos, que são jovens. “Eles consomem notícias da internet. Eu percebi que, se queria me comunicar com esse grupo de pessoas, teria de fazer isso da maneira deles”, disse. O objetivo dos policiais é divulgar imagens dos freqüentadores do Club 77 para saber se alguém tem uma pista sobre o crime.

A medida causou polêmica na página de vídeos. “Os policiais deveriam ser mais específicos, para que as pessoas que aparecem nas imagens não sejam acusadas por aqueles que querem ser vigilantes”, escreveu um dos internautas.

Apesar de ainda não ter trazido resultados, a iniciativa foi classificada por Lasso como “válida”. O detetive reconheceu, no entanto, ter cometido um erro nessa primeira tentativa. O vídeo foi postado com o login de “jayjay551”, um pseudônimo usado por policiais para procurar pornografia infantil na internet. Segundo o “The New York Times”, essa divulgação fará com que o apelido seja aposentado.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,AA1392708-6174,00.html

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile