Ícone do site GuiadoCFTV

Câmeras Flagram ações terroristas no Brás

Listen to this article

Polícia investiga ações terroristas no Brás onde as câmeras mostraram quando três homens puseram material na porta de shopping.
Fogo destruiu 28 lojas e pode ter sido provocado por camelôs.

A polícia investiga ações terroristas na região do Brás, Centro de São Paulo. Há fortes indícios de que o incêndio que começou na noite de segunda-feira (18) e que destruiu 28 lojas de roupas num shopping da região foi provocado por um ato de vandalismo dos camelôs. Câmeras de segurança registraram o momento em que três homens colocam material suspeito na porta do shopping.

O incêndio no pequeno shopping fez tudo virar cinzas da noite para o dia. “Eu tinha uns R$ 15 mil de mercadorias mais R$ 6 mil em dinheiro, cheque, cartão, tudo lá dentro e não pode ficar assim”, diz a vendedora Dite Jovina de Lima.

Os comerciantes acreditam que o incêndio foi mais uma ação de vandalismo provocada pelos camelôs expulsos da região do Brás. “Eu acredito que sejam os camelôs porque eles não estão podendo montar as bancas. Então o manifesto é que todas as lojas têm que abaixar as portas. Acredito que eles tenham feito isso também”.

As ações da prefeitura desde o mês passado já retiraram mais de 1700 ambulantes ilegais do Brás. E até o subprefeito Eduardo Odulak diz que foi vítima dessa onda de violência. “Estão cada vez mais pressionados e em desespero, tanto que tentaram virar o meu carro na semana passada, agora eles estão começando a tentar agredir o comércio formal”, disse o subprefeito.

O conflito entre camelôs e lojistas já foi denunciado na delegacia. Os donos das lojas reclamam da tentativa desesperada dos ambulantes de tentar fechar o comércio formal. Uma ação demonstrada em atos de vandalismo.

As imagens de uma câmera de vigilância foram gravadas antes do incêndio. Três homens se aproximaram da loja. Colocaram cola e palitos nas fechaduras para evitar que o shopping fosse aberto pela manhã. A porta já apresentava manchas de fogo.

A polícia abriu inquérito em que os principais suspeitos são os camelôs ilegais. Engenheiros da prefeitura vistoriaram os dois prédios vizinhos ao shopping. Ambos foram interditados e terão que passar por uma reforma para serem liberados.

A Associação dos Lojistas do Brás informou, por meio de nota, que “ressalta a importância de uma investigação pelas autoridades competentes, que apure os fatos e tome providências urgentes”. A associação disse que espera que os culpados sejam punidos e que o policiamento do bairro seja aumentado durante o dia e a noite.

Origem: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL55184-5605,00.html

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile