Na Inglaterra CFTV auxilia a identificar terroristas

Listen to this article

LONDRES (Reuters) – A polícia britânica intensificou o patrulhamento nas ruas de Londres e vem analisando detalhadamente as imagens da CCTV no sábado após frustrar um possível plano cuja autoria pode ser do grupo al Qaeda para detonar dois carros-bomba cheios de combustível e pregos no coração da capital.

A polícia metropolitana disse ter revisado os planos de segurança para eventos públicos dos próximos 10 dias, incluindo uma grande parada do Orgulho Gay em Londres, no sábado, o torneio de tênis de Wimbledon e um show em homenagem à princesa Diana, no domingo, para garantir que não existam ameaças à segurança pública.

“Os eventos contarão com policiamento apropriado”, afirmou uma porta-voz da polícia. “A segurança é nossa prioridade número um.”

Embora tenha havido um aumento visível de patrulhas policiais ao redor de locais estratégicos, incluindo as Casas do Parlamento, londrinos e turistas parecem imperturbáveis, continuando a fazer o que lhes interessa apesar da chuva.

Uma grande investigação anti-terrorismo foi lançada em seguida à descoberta na sexta-feira de uma Mercedes-Benz verde metálico com 60 litros de combustível, diversos cilindros de gás e grande quantidade de pregos.

O veículo foi deixado em frente a uma casa noturna no movimentado distrito de teatros de Londres, e só provocou suspeitas após funcionários de uma ambulância socorrendo uma pessoa doente pensarem ter visto fumaça dentro do carro.

Durante a inspeção, foi encontrado no carro um telefone celular, que os especialistas em segurança acreditam pode ser um detonador.

Um segundo carro cheio de combustível, gás e pregos, também uma Mercedes, foi encontrado mais tarde estacionado a alguns metros do primeiro, antes de ser rebocado por guardas de trânsito nas primeiras horas da sexta-feira por estacionar em local proibido.

A polícia disse que é clara a ligação entre os dois veículos. Embora as duas bombas tenham sido rapidamente desarmadas, caso tivessem sido detonadas teriam causado um número “significativo” de mortes, disse a polícia.

Fontes da inteligência acreditam que há uma grande probabilidade de o atentado ter sido planejado por um grupo ao estilo da al Qaeda.

“A sensação de que é islâmico, e não outra possibilidade, vem aumentando”, afirmou uma fonte.

IMAGENS CCTV

A área de Londres onde os carros-bomba foram deixados, conhecida como Haymarket, é uma das mais movimentadas da capital, e também uma das mais monitoradas pela vigilância CCTV.

A polícia disse estar analisando centenas de horas de imagens em busca de possíveis suspeitos. Uma emissora de televisão norte-americana afirmou que uma imagem “clara como cristal” de um suspeito havia sido encontrada, mas a polícia não confirma.

Fontes da segurança disseram que um importante ângulo da investigação é um website islâmico chamado al-Hesbah, onde, na quinta-feira, um post de um colaborador regular afirmava que Londres seria bombardeada, segundo a CBS.

“Obviamente será uma linha do inquérito”, afirmou a fonte.

O jornal Scotsman afirma que um iraquiano que escapou do monitoramento policial há 11 dias também está sendo procurado. A Scotland Yard diz que não discutirá sobre possíveis suspeitos.

Alguns comentaristas de segurança ligaram o atentado com carros-bomba em Londres aos realizados no Iraque, onde cilindros de gás e combustível detonados remotamente por telefone celular são uma forma comum de ataque letal. O chefe da unidade anti-terrorismo de Londres, Peter Clarke, disse que há similaridades entre o incidente de sexta-feira e uma tentativa anterior, de 2004, na qual um militante da al Qaeda planejada detonar bombas com limusines.

Origem: http://br.today.reuters.com/news/NewsArticle.aspx?type=topNews&storyID=2007-06-30T132759Z_01_B209800_RTRIDST_0_MANCHETES-GRABRETANHA-LONDRES-BOMBA-POL.XML

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.