Ícone do site GuiadoCFTV

Invasão de Privacidade em Americana – SP

Listen to this article

O guarda municipal de Americana que denunciou a instalação de uma câmera de vídeo no banheiro da corporação não voltou ao trabalho, como estava previsto para esta quinta-feira (3). André Luiz Toricelli estava afastado da função há dois meses mas, segundo o inspetor Sebastião Jorge Geraldo, ele deveria voltar a trabalhar.

E desde quarta-feira (2), a Guarda Municipal passou por uma mudança. Nelson Benoti deixou o cargo de diretor alegando problemas pessoais. Em seu lugar, assumiu o secretário de Governo, Orestes de Camargo Neves. A GM enfrenta uma crise desde que a instalação da câmera foi denunciada.

A câmera foi descoberta há pouco mais de um ano. Ela foi instalada na luminária do banheiro usado pelos Guardas Municipais. Eles dizem que, desde então, sofrem constrangimentos nas ruas.

No final do mês passado, os vereadores de Americana aprovaram por unanimidade o relatório da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apurou o caso. O documento pede a exoneração do inspetor da GM. Na época das investigações da Câmara, o diretor da Guarda, Nelson Benoti, afirmou que a instalação da câmera fazia parte de um projeto de segurança por causa de ataques de facções criminosas, mas o programa foi suspenso.

O relatório da CEI que investiga o caso ainda vai passar por uma segunda votação no final desse mês e, depois, deve ser encaminhado para a prefeitura e o Ministério Público.

Sobre o guarda municipal que não voltou ao trabalho, a informação é que ele vai ser notificado pela direção da GM e, se não aparecer, será analisado quais providências podem ser tomadas. A EPTV não conseguiu contato com André Toricelli. O inspetor Jailson Alves, que os vereadores pediram para ser exonerado, também estava afastado da função, mas vai voltar ao trabalho depois de um período de férias.

Origem: http://eptv.globo.com/noticias/noticias_interna.asp?198770

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile