Câmeras de vigilância evitam roubos reconhecendo as pessoas pela aparência

Mais de 500.000 bicicletas são roubadas todos os anos; dessas, apenas 5% são recuperadas e voltam para seus donos. Mas não vá logo pensando que o Brasil está definitivamente perdido: esse dado é da educada e bem desenvolvida Inglaterra.

Câmeras de CFTV inteligentes

Preocupada com o problema, a pesquisadora Dima Damen, da Universidade de Leeds, desenvolveu um programa de visão artificial capaz de reconhecer pessoas. O software detecta as pessoas estacionando as suas bicicletas e aciona automaticamente a segurança se alguém diferente tentar pegar a magrela.

“É difícil monitorar câmeras de CFTV, já que os operadores normalmente têm que acompanhar um grande número de telas,” diz Damen. “Isso freqüentemente resulta na perda de bicicletas, mesmo que o roubo aconteça exatamente em frente à câmera.”

Reconhecimento de pessoas pela aparência

O programa captura as imagens de cada pessoa que estaciona sua bicicleta e armazena as informações em forma digital. Quando a mesma bicicleta está para ser retirada, o programa automaticamente compara as imagens que estão sendo geradas em tempo real com aquelas que ele tem armazenadas. Qualquer diferença significativa entre a aparência das pessoas faz soar o alarme.

Os primeiros testes, feitos em um estacionamento para bicicletas da própria Universidade, mostraram que o programa é altamente eficiente: ele conseguiu detectar 11 tentativas de roubo, deixando escapar apenas dois.

Questões de privacidade

O programa ainda está em estágio de testes, mas já fez com que se levantassem as antenas dos grupos preocupados com a questão da privacidade. Mais do que acompanhar os movimentos de “seres anônimos”, o novo programa permite que as câmeras de vigilância identifique as pessoas pela aparência e guarda essas informações para uso posterior.

A pesquisadora agora está desenvolvendo o sistema para utilização em outros locais públicos, como a retirada de bagagens em aeroportos. No futuro, espera ela, as imagens capturadas em um aeroporto poderão ser armazenadas de forma centralizada, permitindo que o sistema acompanhe o passageiro desde o embarque até o seu destino final, garantindo que a sua bagagem só seja retirada por ele mesmo.

Origem: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=cameras-de-vigilancia-reconhecem-pessas&id=010150071224

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.