Ícone do site GuiadoCFTV

Câmeras de monitoramento entram em funcionamento nos próximos dias

Listen to this article

Indaiatuba já conta com 16 câmeras de vigilância instaladas em 12 pontos da cidade, interligadas à Central de Monitoramento por fibra ótica. Os equipamentos estão em fase final de testes e para o início do monitoramento falta apenas a instalação do software e o treinamento dos operadores da Central.

O engenheiro eletricista responsável pelo projeto de monitoramento, José Alexandre Tonelli, explica que o treinamento dos funcionários que vão atuar no local não é simples. “Eles precisam estar preparados para observar e filtrar as imagens com a eficiência necessária para assegurar o funcionamento de todo o esquema de monitoramento”, diz. São oito monitores que se revezarão em turnos de seis horas, mantendo a Central em funcionamento 24 horas por dia.

A prioridade do sistema é zelar pelo trânsito na cidade, mas as câmeras também serão utilizadas para detectar todo e qualquer tipo de conduta suspeita, principalmente aquelas de caráter delituoso. “Quando um movimento considerado anormal é registrado por uma das câmeras existe um procedimento que culmina no acionamento de alguma força policial, podendo ser a Guarda Municipal, a Polícia Militar, a Civil ou mesmo uma agente de trânsito”, explica Alexandre.

Até esta semana três câmeras operam em esquema de testes e a previsão da Administração Municipal é que todo o sistema esteja em pleno funcionamento até o fim do mês. “Para isso é preciso ter o programa necessário para um efetivo controle das câmeras e os funcionários devidamente treinados e disponíveis para atuar”, explica. Outra novidade é que uma viatura do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) contará com uma câmera transmitindo ao vivo para a Central, facilitando uma abordagem em diver-sos aspectos.

Origem: http://www.portalnovidade.com.br

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

[code]
Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.'[/code]

Sair da versão mobile