CFTV e Internet banda Larga em Limoeiro

Listen to this article

A população de Limoeiro está sendo a principal beneficiada com a inclusão digital.

Emissão digital de certificados, matrículas ´on-line´ e acesso residencial gratuito estão dentro de novo programa

Limoeiro do Norte. Após meses de expectativa, foi lançado o programa Limoeiro Digital, de instalação de internet banda larga neste município. Além de acesso gratuito à rede mundial de computadores, a cidade quer se tornar o lugar mais digital do Interior. Rede pública de ensino terá cadastro de notas e freqüência de alunos “on-line”, tributação pública será paga via internet, haverá consultas por ouvidoria pública virtual, ampliação do atendimento médico à distância, monitoramento virtual das principais ruas da cidade e até cabine telefônica com acesso a internet. Essa tecnologia já é conferida no município em seus sete centros de inclusão digital nas comunidades, que contam com auditório com capacidade para 50 lugares, salas para laboratórios de informática e biblioteca virtual.

Os centros estão equipados por computadores com acesso à internet em banda larga por meio da tecnologia Wi-Max (Internet sem fio, com cada ponto atingindo raio de até 50 quilômetros de cobertura), além de equipamentos de vídeo conferência. Um telecentro será construído na localidade de Sítio Tomé e prevê-se a criação de outros dois Centros de Inclusão Digital.

A partir deste ano, a internet em alta velocidade deve chegar a todas as escolas públicas municipais, e ao Centro de Tecnologias Educacionais, este que contará com equipamentos e modernos recursos tecnológicos como: lousa virtual, mesas digitais, equipamentos de vídeos e projeção, onde alunos e professores têm acessos aos mais modernos recursos educacionais. A digitalização da educação envolve cadastro de alunos com informações como matrícula, notas e freqüência disponibilizados virtualmente para, dentre outras coisas, fiscalizar e controlar a evasão escolar na rede pública.

Segurança pública

Até o fim de maio serão montadas cerca de 16 câmeras nos pontos de maior circulação e importância no município, por meio das quais será realizado o monitoramento remoto da cidade, fortalecendo a segurança pública. As informações serão repassadas pela Prefeitura para a Secretária de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

“Com o monitoramento estaremos durante todo o dia acompanhando e identificando os locais de maior incidência de pequenos assaltos, facilitando o trabalho da polícia e inibindo a ação de pequenos assaltantes”, destaca o prefeito João Dilmar.

O custo com ligações também poderá ser diminuído através da implantação do projeto Fala Limoeiro, em que através do sistema de telefonia de Voz por Ip (Voip), todas as unidades administrativas do governo municipal, além de telefones públicos na cidade e comunidades rurais, poderão fazer ligações com tarifas reduzidas. Aos cofres municipais, a instalação do Voip poderá trazer redução de até 80% nos gastos com telefonia.

Até agora, 1.500 inscritos, que terão acesso gratuito à Internet com velocidade a partir de 128 KBps, cerca de cinco vezes mais que o suporte oferecido pelos atuais provedores.

Origem: Diário do Nordeste

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

[code]
Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.'[/code]

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.