Soluções tecnológicas são usadas para evitar roubos em shoppings

Listen to this article

Não é novidade que os shopping centers se tornaram alvo de assaltos.
Nos últimos dois meses, foram registrados cinco roubos em joalherias
praticados por assaltantes comuns, que encontram um ambiente propício
para praticar os furtos, e não por quadrilhas especializadas. 

Diante deste cenário, lojistas e dirigentes de shoppings têm se questionado sobre qual é a melhor solução para prevenir os roubos. Uma das alternativas é investir em equipamentos que facilitem o controle do comportamento dos clientes.

As soluções possíveis
Uma das idéias é controlar o fluxo de clientes, por meio de câmeras. Com o acompanhamento virtual e remoto do fluxo nos corredores e nas portas, é possível avaliar onde os investimentos em segurança têm de ser feitos. Isso porque, ao se registrar os hábitos dos clientes e suas tendências de comportamento, é possível saber onde posicionar os vigilantes com mais eficácia.

"Por vezes, lojas que não precisam ser tão monitoradas, acabam tendo mais proteção do que as que estão em lugares menos estratégicos", explica Carlos Henrique Said, CEO da Virtual Gate, empresa que realiza a medição eletrônica de fluxo de clientes.

Ele acrescenta que essa ferramenta auxilia ainda nas negociações dos contratos de locação com os lojistas. "Com base no controle eletrônico de fluxo de clientes, sabe-se quais lojas são mais visíveis e tendem a receber mais consumidores", sublinha.

Capturando imagens do ambiente
Outra solução tecnológica para prevenir ações criminosas é o sistema de CFTV (Circuito Fechado de TV). Composto por câmeras fixas ou com movimento e gravadores digitais, ele possibilita monitorar e capturar imagens do ambiente, no local ou remotamente.

"Essas câmeras são essenciais para reconhecer os assaltantes após os furtos e, principalmente, para evitar essas ações. Ao acompanhar atitudes suspeitas, os seguranças podem abordar os indivíduos, evitando possíveis ocorrências indesejadas e aumentando assim a segurança de clientes e funcionários", detalha José Gulherme Amaral, gerente de produtos da Plastrom Sensormatic, empresa que oferece a solução.

Esse tipo de sistema também funciona como um "auditor" do que acontece na empresa. Por isso, um número cada vez maior de empresas está instalando câmeras em locais estratégicos dos estabelecimentos comerciais, para monitorar tudo o que acontece na área de vendas, no estoque, no caixa ou na administração.

"Com esse sistema, os lojistas conseguem reduzir perdas [muitas vezes ocasionadas pelos próprios funcionários], agilizar o atendimento e, conseqüentemente, aumentar as vendas, a lucratividade e a produtividade", enfatiza Amaral.

"É importante salientar que, para evitar os furtos com mais eficiência, o ideal é que tanto os shoppings quanto as lojas adotem alguma solução, porque qualquer perda pode se transformar em um grande prejuízo, financeiro e de imagem", finaliza Said.

Origem: http://www.badaueonline.com.br/

 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.