Ícone do site GuiadoCFTV

Câmeras nas ruas e nos ônibus vão controlar o fluxo nas ruas de Curitiba

Listen to this article

A gestão do trânsito e do transporte coletivo vai mudar em Curitiba.
Debruçados sobre uma infinidade de dados, números, levantamentos e do
estudo de projetos semelhantes implantados na Europa, técnicos da
Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) estão elaborando o Sistema Integrado
de Mobilidade (SIM), que uma vez implantado será um novo marco na
modernização da cidade.

O SIM prevê prioridade para os ônibus nos semáforos; uso de câmeras de circuito fechado de televisão para monitoramento do transporte coletivo e do trânsito em tempo real; painéis eletrônicos informando aos motoristas as condições das principais vias; agilização em operações de emergência de trânsito, câmeras nos ônibus, estações tubo, terminais e canaletas com um novo sistema de segurança no transporte coletivo; novo sistema de informação aos passageiros; aprimoramento das análises de tráfego e de condições ambientais, além de uma série de outros itens.

A elaboração do projeto básico do SIM conta com assessoria do engenheiro de tráfego e sistemas, Yves Cohen, de Lyon, França, com atuação na implantação de sistemas de gestão de trânsito e transporte em cidades como Paris, Lyon e Nice, na França, e Madri, na Espanha. Em fevereiro, Cohen, um dos mais renomados especialistas em sistemas similares ao SIM, passou uma semana reunido com os técnicos da Urbs e circulando pela cidade.

A implantação do SIM prevê a instalação de um Centro de Controle Operacional (CCO) para onde irão convergir informações em tempo real. Ao centro de controle serão conectados sistemas de controle de tráfego, prioridade semafórica para os ônibus, informações das câmeras de TV instaladas na cidade e nos equipamentos do sistema de transporte coletivo, operações reversíveis (quando, por exemplo, é mudado temporariamente o sentido de uma pista, agilizando o fluxo de trânsito).

E mais: controle da demanda nos ônibus, informações aos usuários no trânsito e no transporte coletivo, sinalização viária, fiscalização eletrônica e controle de infrações, operações de rotina e de emergência no trânsito e no transporte, automação e controle da frota, além de serviços de apoio no trânsito e no transporte e informações ambientais.

A integração das informações em um centro operacional permitirá, entre outras facilidades, que o motorista encontre em seu trajeto um painel eletrônico informando que o trânsito na avenida Visconde de Guarapuava está fluindo normalmente ou que uma pista da Silva Jardim estará com sentido alterado em determinado horário.
O projeto básico do sistema de mobilidade está sendo debatido internamente na Urbs, e na sequência será apresentado ao prefeito Beto Richa. O SIM é um dos projetos prioritários do plano de governo de Richa. A implantação deverá ser iniciada ainda neste ano, com a Linha Verde, onde está sendo instalado o sistema semafórico que prioriza a passagem dos ônibus nos cruzamentos.

 

Origem: http://www.bemparana.com.br/

 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile