Ícone do site GuiadoCFTV

12ª Exposec recebe mais de 30 mil visitantes e reafirma sua posição como vitrine do setor

Listen to this article

Evento contou com a visita do Presidente da Câmara dos Deputados Michel Temer.

Geração de negócios e de conhecimento, apresentação de tecnologias, discussões sobre as tendências e a regulamentação do mercado nacional de segurança eletrônica, público qualificado e, além disso, muito empenho para fomentar o segmento e orientar o consumidor. Estas foram as principais essências que envolveram a realização da 12ª Feira Internacional de Segurança (Exposec), realizada entre os dias 12 e 14 de maio no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP).

Promovida pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE) e organizada pelo Grupo Cipa, a Exposec 2009 superou as expectativas e contou com a presença de mais de 30 mil visitantes. No local, estiveram reunidos 300 expositores que, de acordo com levantamento da organização, encaminharam negócios de cerca de R$ 100 milhões. Neste ano, participaram da feira empresas de 17 países interessadas em apostar no potencial do mercado brasileiro.

“A força desta edição comprova o potencial do setor nacional de segurança eletrônica. Este é um segmento que reserva grandes oportunidades de negócios e muitas possibilidades de crescimento. É por isso que nossos focos sempre são desenvolvimento, capacitação, informação e regulamentação”, destaca Selma Migliori, presidente nacional da ABESE.

Além da abrangente exposição comercial, que reuniu empresas de todos os elos que integram o mercado de sistemas eletrônicos de segurança, outro ponto alto da feira foi o 5º Congresso Internacional de Segurança Eletrônica (CIS). O evento reuniu especialistas do Brasil e do Exterior que abordaram questões ligadas às tendências tecnológicas para o setor, atualidades e inovações, mercado internacional, oportunidades externas para o mercado brasileiro, legislações, dentre outros temas estratégicos.

De acordo com José Roberto Sevieri, presidente do Grupo Cipa, a Exposec 2009 se constituiu em um grande centro de fomento para o mercado. “Analisando os números e as opiniões de expositores e visitantes, concluímos que a crise internacional passou bem longe da feira. Ficou claro que este setor está aquecido e com condições de crescer cada vez mais”, observa.

Mercado regulamentado – Uma das discussões mais importantes realizadas durante a Exposec 2009 foi a regulamentação do mercado nacional de segurança eletrônica, já que, atualmente, não existe uma legislação específica de âmbito nacional. Tanto que o último dia do CIS foi dedicado inteiramente a este tema. Na ocasião, o evento contou com a presença do Delegado da Polícia Federal Adelar Anderle, que falou ao público sobre o andamento do Estatuto da Segurança Privada e apresentou os quesitos que envolvem este projeto. O material reúne diretrizes voltadas para diversos gêneros da segurança privada, inclusive para o setor de sistemas eletrônicos de segurança.

Ao final do dia, a 12ª Exposec teve a oportunidade de contar com a visita do Presidente da Câmara dos Deputados Michel Temer, que é defensor do PL 1759/2007 elaborado pela ABESE para regulamentar o mercado de segurança eletrônica. Ele percorreu a feira com o objetivo de conferir alguns destaques da exposição comercial e, na sequência, se reuniu com diretores da ABESE, presidentes dos SIESEs (sindicatos estaduais) e empresários. Durante sua explanação, Michel Temer ressaltou a importância deste segmento e deixou claro que a segurança eletrônica somente fará parte do Estatuto da Segurança Privada se as determinações para este mercado estiverem alinhadas com o PL 1759/2007.

O projeto em questão já foi aprovado nas Comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO), de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) e, recentemente, passou pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Como o projeto foi aprovado em Caráter Conclusivo, ou seja, como não houve divergências entre nenhuma comissão, o PL 1759/2007 seguirá diretamente para o Senado Federal.

Suporte ao consumidor – A Exposec 2009 também visou o esclarecimento do consumidor final, tanto na teoria, como na prática. Durante a feira, a ABESE lançou a Cartilha do Consumidor. O conteúdo orienta sobre a aquisição de um sistema eletrônico de segurança. O conteúdo, que ficará disponível no site da ABESE, contém uma série de informações que ensinam pessoas físicas e jurídicas a contratarem empresas confiáveis e as orientam a respeito das ações necessárias para a implantação de um sistema de segurança eletrônica eficiente e adequado à suas necessidades. O material pode, por exemplo, auxiliar os condomínios a prevenirem invasões.

Além disso, a feira também contou com a exibição da Casa Inteligente ABESE, um espaço que simula os ambientes internos e externos de uma residência para mostrar tudo o que um imóvel precisa para estar protegido. No local, os presentes puderam conferir as opções de equipamentos que se constituem em verdadeiras barreiras de segurança para a casa.

A Exposec 2010 já tem data marcada. Ela será realizada entre os dias 25 a 27 de maio, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

* Mais informações pelo telefone: (11) 3294-8033 ou pelo site:  www.exposec.tmp.br 

 

Origem: SEGS


Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile