Ícone do site GuiadoCFTV

Grupo Policom e Knürr lançam terceira geração do rack Top Solution

Listen to this article

Evolução do rack Top Solution Plus, o rack Top Solution G3 corresponde
à terceira geração do Top Solution e, da mesma forma que as versões
anteriores, foi projetado pela equipe técnica do Grupo Policom, em
conjunto com a Knürr, uma empresa da Emerson Network Power, líder na
produção e desenvolvimento de racks. O novo produto objetiva ao
atendimento da crescente demanda dos data centers de níveis 1 a 4 por
cabos e equipamentos de cabeamento estruturado, principalmente
cabeamento UTP das Categorias 6 e 6A e conectividade óptica.

Comparado com as versões anteriores, o Top Solution G3 é muito versátil nas configurações em que é exigida alta quantidade de cabos, pois aceita a distribuição, por duto, de mais de 600 cabos UTP Categoria 6 ou mais de 300 Categoria 6A, além de permitir a curvatura de cabos ópticos. Semelhantes a ele, há apenas produtos importados, com custo 2,5 vezes mais elevados.

O modelo G3 busca, principalmente, a melhoria na distribuição dos cabos substituindo os organizadores de metal por fingers plásticos, que não “amassam” os cabos devido ao seu peso, e a flexibilidade por parte do cliente de poder, modularmente, combinar dutos de tamanhos diferentes, segundo a sua necessidade de layout, aliando mais capacidade à praticidade.

Com esse lançamento, o Grupo Policom fortalece seu pioneirismo, pois foi a primeira empresa a lançar racks diferenciados para alta capacidade de cablagem, em 2000, com o Top Solution.  A partir desse lançamento, vários outros fabricantes desenvolveram seus produtos para atendimento desse mercado.

Como narra Gilmar Miralha, presidente do Grupo Policom, em 1999 o Grupo Policom detectou que “os instaladores e os clientes finais tinham necessidade de produtos diferenciados e customizados. Iniciamos o desenvolvimento do projeto que ficou pronto em 2000, com o lançamento do Top Solution, Em 2003, fizemos a evolução para o Top Solution Plus, que continua em linha e teve mais de 3.000 unidades vendidas. Para a construção do Top Solution G3, foi usada como referência técnica a norma TIA 942, oficialmente publicada em 2005 e que indica os requisitos para data centers, desde a construção até a pronta ativação”.

Devido a suas características, esse produto, mesmo antes do lançamento oficial, “já tinha pedidos colocados por empresas usuárias de tecnologia de ponta, a exemplo de instituições financeiras, data centers e empresas de telecomunicações”, frisa Miralha.

A exemplo das versões anteriores, o Top Solution G3 é fabricado pela Knürr e comercializado com exclusividade pelo Grupo Policom. Por ter certificações de qualidade ISO 9001 e meio ambiente ISO 14000, os procedimentos de fabricação da Knürr são bastante rigorosos, utilizando materiais de primeira linha, de forma a garantir vida longa aos produtos.

Thais Schleiffer, diretora de vendas e Marketing da Knürr, frisa que “esses projetos só acontecem porque há uma integração entre as partes. A Policom com sua experiência e captura de informações no mercado sugere o caminho a ser trilhado, e a Knürr por sua vez traduz essas necessidades em produtos. Produtos inovadores requerem ferramentais específicos e os parceiros precisam acreditar no potencial do produto para antecipar esse investimento. Trata-se de um trabalho que requer paciência e dedicação. E o resultado só poderia ser fantástico”.

 
Características do Top Solution G3

Sistema modular que oferece total flexibilidade na configuração de layouts de instalação e ao mesmo tempo acomoda grandes volumes de cabos com facilidade de manuseio e conforto durante a instalação.

Com estrutura aparafusada que permite total desmontagem em campo, é compatível com as necessidades de gerenciamento de cabos UTP categoria 6 e com a norma EIA TIA 942 para data centers; permite a distribuição de até 610 cabos UTP cat. 6 ou 340 cabos UTP cat. 6A por duto (considerando entrada de cabos pela parte inferior e sem a utilização de carretéis de organização – cable spools); e possui fingers plásticos com saída de cabos a cada 1U para distribuição horizontal dos patch cords (58 cabos cat. 5e, 48 cabos cat. 6 ou 32 cabos cat. 6A por rasgo);

O G3 é todo construído em aço (2 mm na base e 1,5mm nas demais peças), com elementos de fixação resistentes que garantem longa vida útil sem corrosão. Suas dimensões-padrão são altura de 2002 mm (40U) ou 2225 mm (45U), largura de 900 mm e profundidade de 600 mm, mas pode ser fabricado em outras dimensões, mediante consulta.  As portas oferecem possibilidade de reversão do sentido de abertura e duas opções de instalação. Além disso, conta com abertura central para subida de cabos (ligando ao piso elevado) e moldura 19”.

A furação intermediária de ½ U confere maior flexibilidade de montagem;  a identificação dos Us é feita por adesivos com numeração; as laterais possuem amplas aberturas para gerenciamento dos cabos; e abertura central permite a descida de cabos na parte superior (ligando ao Top Cable).

O novo rack permite acoplamento de duas estruturas lado a lado sem espaço sobressalente, ou ainda pode ser removido de forma a ligar uma moldura 19” à outra usando apenas 1 duto. O modelo-padrão é fornecimento com 4 dutos laterais de cablagem (2 frontais e 2 traseiros ligados entre si) com portas e dobradiças em ambos os lados, nas dimensões L170mmxP300mm cada (standard) ou L300 x P300mm para montagens especiais (venda avulsa). A capacidade para montagem é de 500 kg de equipamentos distribuídos uniformemente por toda a extensão da moldura 19” (rack chumbado ao piso).

Conta, ainda, com guias de cabo horizontais 19”, vendidas separadamente, disponíveis nos tamanhos de 1U e 2U, com portas basculantes removíveis para otimizar o espaço e oferecer uma melhor organização dos cabos.
 
Especificações detalhadas disponíveis em www.policom.com.br/g3. Informações adicionais pelo e-mail g3@policom.com.br.

 

Origem: Vetor Comunicação

 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Sair da versão mobile