Ícone do site GuiadoCFTV

Câmeras reforçam segurança em Curitiba

Listen to this article

Instaladas pela prefeitura, 77 equipamentos monitoram o Centro, o Setor Histórico, Parque Barigüi e Ruas da Cidadania.

Fazer turismo em Curitiba, agora, está bem mais seguro. A Prefeitura de Curitiba mantém 77 câmeras de segurança que monitoram vários pontos de grande movimentação de turistas 24 horas por dia.

Os equipamentos estão instalados em ruas centrais (XV de Novembro, Marechal Deodoro), no Setor Histórico (Praça Tiradentes, Rua Saldanha Marinho e Largo da Ordem), no Terminal Guadalupe, no Parque Barigüi e, desde novembro, nas Ruas da Cidadania — Boa Vista, Matriz (Praça Rui Barbosa), Portão, Pinheirinho, CIC, Bairro Novo, Boqueirão e Santa Felicidade.“A presença de câmeras de monitoramento nesses locais apresentam resultados imediatos”, diz o prefeito Beto Richa.

No primeiro ano de funcionamento, as câmeras de vídeo instaladas pela Prefeitura de Curitiba registraram 1.600 ocorrências e levaram à detenção 170 pessoas. O maior número de ocorrências está relacionado ao uso, porte e tráfico de drogas e outras substâncias ilícitas. A Guarda Municipal já encaminhou à polícia mais de 130 pessoas flagradas com drogas nesse período.

Monitoramento

As imagens são acompanhadas 24 horas por dia por guardas municipais. No Centro Integrado de Monitoramento Eletrônico de Curitiba (Cimec), na Praça Osório, que monitora a região central, atuam também policiais militares e agentes da Diretran e Secretaria do Urbanismo. Nas Ruas da Cidadania, o monitoramento é feito exclusivamente por guardas municipais, nos Núcleos Regionais da Defesa Social.

Entre as ocorrências mais comuns registradas e atendidas pela Guarda Municipal e outros órgãos a partir de imagens das câmeras, estão casos de furto e roubo, pichação, porte ilegal de arma, vandalismo, exploração de crianças e adolescentes, tentativa de arrombamento, panfletagem pornográfica, entre outras ocorrências

 

Origem: http://www.odiariomaringa.com.br/

 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile