Ícone do site GuiadoCFTV

Polícia instala câmeras para proteger delegacia em Porto Alegre

Listen to this article

Preocupação com segurança levou 17ª DP a adotar iniciativa rara no RS.

Em uma iniciativa rara no Estado, uma delegacia da Polícia Civil (DP) da Capital ganhou ontem oito câmeras de monitoramento.

Destinados à segurança do prédio, os equipamentos foram instalados em parceria com uma empresa de Porto Alegre em diferentes pontos da 17ª DP, uma das mais movimentadas da cidade, na zona central.

A ideia, segundo o delegado André Mocciaro, faz parte de um pacote de medidas destinado a melhorar o atendimento ao público e as condições de trabalho dos policiais, que já não se sentem seguros nem dentro da delegacia. A partir de agora, Mocciaro poderá acessar as imagens gravadas na DP e verificar o trabalho dos subordinados de qualquer parte do mundo, via internet, em tempo real. Além disso, os próprios agentes conseguirão acompanhar, pela tela do computador, o movimento de pessoas no pátio e nos corredores do edifício, próximo à Vila dos Papeleiros.

– Eles (os policiais) já haviam pedido essa medida para garantir mais segurança. Nós não estamos imunes ao crime. Não somos super-heróis. Se assaltam banco, por que não atacariam uma delegacia? – diz Mocciaro.

O delegado contou com o apoio da Unnisat Segurança e Tecnologia, que doou os aparelhos. Ao todo, segundo o gerente operacional da empresa, Emerson Machado, foram investidos R$ 8 mil. Conectadas a um servidor, as câmeras captam imagens coloridas, têm foco automático e foram espalhadas por pontos estratégicos.

– Algumas empresas adotam praças. Nós decidimos adotar a DP, porque o investimento vai reverter para comunidade – afirma Machado.

Até então, conforme o subchefe da Polícia Civil no Estado, Álvaro Steigleder Chaves, nenhuma delegacia gaúcha contava com esse tipo de tecnologia – que poderá ser estendido a outros órgãos, entre eles o Palácio da Polícia, para o qual já existe um projeto em andamento:

– Com as câmeras, tanto as atitudes do policial quanto as do cidadão comum ficam gravadas. Se houver excessos, as imagens mostrarão.

 

Origem: Zero Hora

 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile