Ícone do site GuiadoCFTV

Câmeras da PM flagram furtos e uso de drogas em SP

Listen to this article

Polícia tem 211 câmeras espalhadas pela cidade. Em Guarulhos, instalação de equipamentos diminuiu número de crimes.

Câmeras de segurança da Polícia Militar de São Paulo flagraram diversas ações na cidade recentemente – entre elas assaltos e uso de drogas. Além do monitoramento através dos equipamentos, a PM quer que todo cidadão passe a enviar imagens que ajudem a combater o crime.

Duas crianças aproveitam os momentos de calma em uma avenida para furtar o que está dentro de um carro. As imagens mostram o vidro já quebrado, e os dois menores de idade com parte do corpo dentro do veículo. Eles não sabiam que eram filmados, e a polícia chega logo.

No total, a PM opera atualmente 211 câmeras. É um patrulhamento remoto, em que as imagens são acompanhadas ao vivo em uma sala. Foi olhando de longe e avisando os policiais na rua que a PM deteve um grupo que usava e traficava drogas na Praça da Sé, centro da cidade.

A presença das câmeras divide a população. Enquanto alguns acham que elas ainda são poucas, outros reclamam da fiscalização constante.

A PM tem acesso também às câmeras da Guarda Civil Metropolitana, e deve compartilhar em breve as que são gravadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Assim, o número de “olhos eletrônicos” se multiplica.

“No futuro, o cidadão comum vai poder pegar sua imagem do celular e mandar para a polícia, e a policia pegar essa imagem e ajudar na identificação de pessoas, carros e solucionar crimes”, explicou o coronel Álvaro Camilo, comandante da PM em São Paulo. 

Guarulhos

Em Guarulhos, na Grande São Paulo, o centro da cidade é todo vigiado. Com a instalação das câmeras, em abril deste ano, o número de furtos e roubos na região diminuiu.

A queda foi de 37%, segundo a prefeitura. “É um equipamento que auxilia tanto a Guarda Civil quanto as polícias civil e militar da cidade”, contou o secretário de Segurança Pública da cidade, João D’Árcio.

As câmeras já registraram quase 200 ocorrências de todo o tipo – entre elas, pichações. Os guardas foram acionados e chegaram ao local rapidamente.

 

Origem: Globo G1

 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Sair da versão mobile