Museu do Ceará ganha novo sistema de segurança

Listen to this article

Instalação de sistema de segurança no Museu do Ceará deve terminar esta semana. Reabertura do espaço à visitação pública está prevista para a próxima terça-feira.

O Museu do Ceará está fechado desde a semana passada. O espaço, localizado no Centro de Fortaleza, vem passando por uma intervenção e deve ser reaberto somente na próxima terça-feira. De acordo com a Secretaria da Cultura (Secult), um sistema de vigilância eletrônica está sendo instalado para evitar riscos à segurança de obras e peças históricas expostas.

A diretora do museu, Cristina Holanda, explica que estão sendo instalados alarmes e câmeras. Segundo ela, os itens custaram R$ 30 mil. Aproximadamente 80% do investimento veio do Ministério da Cultura. “São medidas de segurança que todo e qualquer museu deve ter“, completa a diretora.

A instituição sofreu uma baixa recente em seu acervo. Em janeiro de 2008, os óculos do frei Tito de Alencar Lima (1945/1974) foram furtados e, conforme Cristina Holanda, ainda não foram recuperados. O espaço não possuía sistema de câmeras de vigilância.

De acordo ainda com a diretora do Museu do Ceará, o espaço tem hoje aproximadamente 15 mil obras e peças, como moedas, medalhas, quadros, móveis, peças arqueológicas, artefatos indígenas, bandeiras, armas e coleção de cordéis. Cristina estima que, mensalmente, o museu receba em torno de três mil visitantes.

O Museu do Ceará foi criado em 1932, aberto ao público no ano seguinte, à época instalado na rua 24 de Maio. A transferência para o atual prédio, na rua São Paulo, aconteceu em 1990. O espaço é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A edificação foi inaugurada em 1871, abrigando a então Assembleia Provincial.

De acordo ainda com a Secult, todo o processo de intervenção está sendo supervisionado pelo Iphan. O tombo federal foi decretado em 28 de fevereiro de 1973. A obra utiliza recursos provenientes do Projeto de Modernização de Museus, do Governo Federal.

Visita
A visitação ao Museu do Ceará é gratuita e, após sua reabertura, pode ser feita de terça-feira a sábado, de 9 às 17 horas. Uma das opções sugeridas pela direção da instituição é a visita orientada, oferecida a grupos mediante pré-agendamento.

O prédio onde hoje está instalado o Museu do Ceará também já abrigou instituições e órgãos como a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), Arquivo Público do Ceará, Academia Cearense de Letras (ACL) e Biblioteca Pública.

E-MAIS

VISITA PODE SER AGENDADA
– O Museu do Ceará está localizado na rua São Paulo, 51, Centro de Fortaleza.

– A visitação orientada pode ser agendada pelo telefone 3101 2610.

– Mais informações no site da Secretaria da Cultura: www.secult.ce.gov.br

 

Origem: No Olhar

 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.