Ícone do site GuiadoCFTV

Dobra o nº de câmeras nas ruas de cidades do interior de São Paulo

Listen to this article

A região de Ribeirão Preto (a 313 km de SP) está assistindo, neste ano, ao fenômeno da multiplicação das câmeras de segurança, principalmente naárea central das cidades. São 49 aparelhos em somente cinco municípios:Ribeirão, Franca, São Carlos, Barretos e Matão.

O número, que considera equipamentos implantados pelo poder público ou em parceria com ele, chegará a 95 unidades –aumento de 94%– e cobrirá oito cidades da região até o final do ano.

Em 2011, a quantidade deve crescer mais com a adoção do sistema por outros municípios do grupo dos dez mais populosos da região.

Boa parte desse "salto" de áreas monitoradas ainda em 2010 se deve a Araraquara, que começou na última semana a instalar 25 câmeras de monitoramento. O trabalho será finalizado em três meses, segundo a prefeitura.

Depois de ter desativado por motivos técnicos duas câmeras, Jaboticabal começou na semana passada a colocar os postes que sustentarão dez novas filmadoras.

Por enquanto, o "Big Brother" de Barretos é o maior da região, com 12 câmeras, e deve aumentar, mas a reestruturação do sistema tem motivado queixas da entidade que ajuda a mantê-lo.

Bebedouro e Sertãozinho não possuem monitoramento por imagens, mas os governos das duas cidades afirmaram haver interesse na adoção do recurso.

Comandante da Guarda Civil Municipal de Bebedouro, Luiz Roberto Cardoso disse que tem acompanhado a implantação de sistemas em outras cidades para conhecer as possibilidades. Para ele, Bebedouro precisaria de um investimento de R$ 200 mil para instalar cerca de 30 câmeras em áreas estratégicas.

Uma parceria com a associação comercial deve ser proposta para viabilizar o projeto. A tecnologia, segundo Cardoso, amplia a capacidade de ações contra a criminalidade. "Com o monitoramento, é possível acompanhar os delitos em tempo real e ainda usar o recurso como prova. Hoje, a ação depende basicamente das denúncias da população e do patrulhamento", disse.

Em Ribeirão, dez aparelhos gravam a movimentação nas ruas do comércio. As imagens são acompanhadas pela Guarda Municipal e a Polícia Militar. Segundo o capitão da PM Maurício Rafael Jerônimo de Melo, os resultados foram positivos.

Com a implantação do sistema houve redução na criminalidade na área coberta e, neste ano, foram feitos oito flagrantes, disse ele.

Alguns bairros de classes média e alta também têm monitoramento, instalado por moradores. Na Ribeirânia, por exemplo, 40 deles bancaram 16 câmeras para cobrir 100% do bairro. Gastaram, na época, R$ 36 mil.  
 
 
Origem: Folha Online
 
Engº Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br 


Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 
Sair da versão mobile