Barragens do Alto Vale do Itajaí investem em segurança eletrônica com TecVoz

Listen to this article
Como medida de prevenção para orientar a população que vive em local de risco de enchentes, a cidade de Blumenau, estado de Santa Catarina, investiu em segurança eletrônica a partir de contrato assinado com a TecVoz, empresa especializada em segurança eletrônica.
O projeto visa orientar moradores locais com risco de enchentes e a TecVoz foi responsável pela implantação de câmeras Speed Dome 30x. Com a medição via satélite do volume nos reservatórios, o novo modelo permite que o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) controle e acione a abertura de comportas através da internet. O projeto de monitoramento e acionamento das barragens via satélite foi desenvolvido pela Eletrek, em parceira com a ASP Segurança Eletrônica, distribuidora da Tecvoz, localizada em Blumenau. 

A TecVoz desenvolveu um software específico para atender essa necessidade, sendo possível dar autonomia ao governador do estado de Santa Catarina, diretor da Defesa Civil ou qualquer pessoa subordinada monitorar e acionar, se necessário, as comportas tanto para abrir ou fechar.

Além do Speed Dome da TecVoz, foram utilizados no projeto outros componentes da empresa como as câmeras profissionais. As imagens são transmitidas ao satélite pelo DVR e direcionadas ao centro de monitoramento do Deinfra, sediado em Florianópolis. "É um projeto pioneiro em todo Brasil e já chamou a atenção da Defesa Civil de diversos estados", afirma Sandro Schimitt, diretor da ASP Segurança Eletrônica.

Depois dos últimos episódios de milhares de pessoas desabrigas por conta das enchentes, o governo federal e o de Santa Catarina investiram mais de R$ 800 mil na automatização do sistema de monitoramento das três barragens existentes no Alto do Vale do Itajaí. 

Já há projetos de expansão do sistema para outras barragens e monitoramento situados nos ribeirões da cidade de Blumenau. O modelo é hoje uma ferramenta que ajuda a defesa civil a tomar as medidas necessárias. 


Autor: NB PRESS
Origem: http://www.tecvoz.com.br/v2/pages/noticias.asp?acao=detalhes&id=175
 
 
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.