140 câmeras de monitoramento nas vias de Vila Velha até o fim de 2011

Listen to this article

Segundo Ledir Porto, secretário de Defesa Social, até o fim de 2011 o município deve dobrar o número de câmeras que monitoram as vias de Vila Velha.

Hoje cerca de 60 equipamentos auxiliam a prefeitura e os órgãos de defesa social a coibir o crime e melhorar as políticas públicas do município."Coisas aconteciam na cidade e todos sabíamos, mas não tínhamos como registrar e diagnosticar. Hoje, após a implantação do policiamento eletrônico, temos as imagens do que acontece, como acontece, onde acontece e que horas acontece. A principal função do vídeo monitoramento é possibilitar a prefeitura a implantação de políticas públicas com eficiência", destaca o secretário.As novas câmeras, que dobrarão o número das já existentes no município, serão implantadas nas regiões três, quatro e cinco, que compreendem bairros como Terra Vermelha, Capuaba, Paul, a rodovia Carlos Lindemberg e as entradas da cidade. Além de reforçar regiões já videomonitoradas. Também, cerca de 30% das câmeras do município canela verde são itinerantes e podem ser deslocadas conforme a necessidade.
 
"Cada câmera tem perfeita visibilidade em um raio de 1500 a 2000 metros. São automáticas e rotatórias. As imagens são enviadas via fibra óptica para nossa central, que está interligada ao Ciodes. Com a parceria, temos uma resposta da polícia de três minutos, em qualquer lugar da cidade. Além de relatarmos semanalmente às autoridades competentes todas as ocorrências registradas, pelas imagens, em relatório acompanhado de DVD", informou Ledir Porto.Em Vila Velha, o sistema existe desde 2009 e se tornou referência do Ministério da Justiça quando alguma cidade pede auxilio na implantação do policiamento eletrônico. "Recebemos representantes de vários municípios para conhecerem nosso trabalho. Nos tornamos referência nacional quando o assunto é policiamento eletrônico. Além de sermos o município mais vídeo monitorado do Estado. Até 2012, serão 200 câmeras que atenderão a todo a cidade de Vila Velha", contou o secretário de defesa social.
 
Implantação
Os critérios para a implantação de câmeras são a circulação de pessoas. Os pontos prioritários são praças, centros comerciais, orla e também pontos de distribuição drogas. Segundo informações dos secretário o policiamento eletrônico também foi implantado em pontos de distribuição de drogas de Boa Vista e Itapuã, que foram extintos."Também contamos com as ‘câmeras tagarelas’ que avisam ao cidadão que aquela região é vídeo monitorada. Até o final de 2012, queremos que no mínino metade dos equipamentos instalados na cidade conte com este recurso. Percebemos que onde há o aviso sonoro, houve uma redução maior da criminalidade e outras práticas impróprias. São 40 pessoas que trabalham durante 24 horas, sete dias por semana na central do vídeo monitoramento", afirmou Ledir Porto.
 
(Portal ES HOJE/Es – 30/06/2011)    
 
 
Origem: Clipping ABESE
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.