UnB instala 30 câmeras para conter violência no campus

A Universidade de Brasília (UnB) instala a partir desta quarta-feira um sistema de monitoramento eletrônico dentro do campus universitário, na tentativa de reduzir a violência.

Das 30 câmeras de segurança, três já foram instaladas em pontos estratégicos. Além disso, uma empresa de consultoria será contratada no segundo semestre a fim de elaborar um plano de segurança para o campus.
O objetivo é auxiliar o trabalho da polícia e da equipe de segurança da universidade. "Das 30 câmeras, 15 serão fixas e 15 móveis. (Elas) serão instaladas na entrada da reitoria, na biblioteca central, nos estacionamentos norte e sul e na entrada do campus. As imagens vão ser gravadas por 24 horas", afirma o diretor do Centro de Manutenção de Equipamentos da UnB, Hallen Pereira.
Segundo Pereira, as imagens serão monitoradas por três funcionários que ficarão responsáveis por acompanhar a movimentação no campus e acionar a segurança ou a polícia em casos suspeitos. "Nosso objetivo é que com esse sistema de monitoramento possamos dar aos alunos e aos docentes mais segurança", disse.
Até junho, foram registrados 42 furtos em interior de veículos e 13 ocorrências de roubo de automóveis, além de roubos de celulares, netbook e outros pertences de alunos na UnB. "Com as câmeras instaladas e com o monitoramento, nosso foco é diminuir esses crimes," destacou Pereira.
O estudante de fisioterapia da UnB Saulo Costa, 22 anos, aposta que a medida trará mais segurança. "Com as câmeras, posso ir para a aula mais tranquilo. Já tive um celular e um MP3 roubados na faculdade e quando vamos denunciar ouvimos que os pertences são de total responsabilidade do aluno. Não acho certo. Espero que diminua os índices de roubos e furtos, tanto fora quanto dentro da universidade", afirma o jovem.
Todo o sistema de monitoramento custou R$ 1,3 milhão. A compra faz parte de um programa que a universidade implementa para diminuir as ocorrências policiais no campus. A UnB está licitando ainda sistemas de monitoramento semelhantes para os campus das cidades do Gama e de Ceilândia.
(Portal Terra – 20/07/2011) 
 
 
 
Origem: Clipping ABESE
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.