Porto de Paranaguá investirá 25 milhões de reais em sistema de segurança

Listen to this article

O investimento estimado é de 25 milhões de reais e a previsão é que o sistema entre em funcionamento até abril do ano que vem.

A medida atende às exigências da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis, Polícia Federal, Receita Federal e Agência Nacional de Transportes Aquaviários, e permitirá a atualização do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias do Porto de Paranaguá.

Um novo plano de segurança do Porto foi apresentado à Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis. O novo sistema prevê a instalação de 300 câmeras para cobrir toda a área portuária. Os equipamentos permitirão identificar o rosto de uma pessoa a uma distância de até 200 metros. Entre os equipamentos estão câmeras fixas, móveis, com infravermelho e câmeras térmicas, que permitem o monitoramento de áreas molhadas, para fazer a proteção perimetral do Porto e a contrabordo dos navios.

Todas as imagens capturadas pelas câmeras serão armazenadas por 90 dias no banco de dados, conforme exigência da Receita Federal. Numa segunda etapa, uma câmera térmica será instalada na Ilha do Amparo, garantindo o monitoramento de toda a Baía de Paranaguá. Três totens serão instalados no pátio de triagem para fazer o pré-cadastro dos motoristas de caminhão, que passarão a ser identificados por um sistema de leitura biométrica da mão para acesso ao porto. O projeto de segurança prevê ainda a instalação de câmeras para cobrir os cerca de 2 mil e 800 metros de extensão dos alambrados, muros e paredes que circundam a área portuária. Há também a previsão da instalação de catracas na sede administrativa e o controle monitorado do acesso ao comando.

 

(Revista Companhia e Segurança/SP – 23/08/2011) 
 
 
Origem: Clipping ABESE
 
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao    Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.