Câmeras reconhecem pessoas pelo modo de andar

Listen to this article

Através de tecnologias modernas de varredura e mapeamento de imagens, a pesquisa em biometria comportamental vem avançando rapidamente. Hoje, já é possível identificar um ser humano pela maneira como ele se mexe.

Utilizando sistemas de CFTV (circuito fechado de televisão) comuns, um software pode fazer a varredura do vídeo em tempo real, quadro a quadro, removendo objetos do ambiente e criando um padrão de movimento para uma pessoa andando.

Informações sobre altura, postura, distância entre seus passos, ritmo da passada, entre outros, são reunidos. As características ficam então armazenadas no banco de dados do sistema, que pode identificar o indivíduo posteriormente, caso ele passe novamente pela câmera de segurança.

É verdade que a precisão desta técnica de biometria pode cair drasticamente se, por exemplo, alguém se mover de maneira muito diferente da usual. Mas isso não significa que ela não possa ganhar espaço na área de segurança. “Imagine um ladrão de banco, que está com o rosto e os dedos cobertos, mas que pode ser identificado pelo jeito que sai andando do estabelecimento.” – exemplificou Martin Hoffman que, assim como Daigo Muramatsu, compareceu à Conferência Internacional de Biometria, em Washington (EUA), em setembro deste ano.

origem: http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2012/09/cameras-reconhecem-pessoas-pelo-modo-de-andar.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.