Privacidade ou Segurança?

Listen to this article

A Secretaria Municipal de Cidadania Segurança Pública de Ponta Grossa anuncia para o final do próximo mês a instalação e funcionamento de mais oito câmeras de vigilância em pontos estratégicos da cidade. Dessa maneira Ponta Grossa passará a contar com trinta e seis espaços monitorados ante aos vinte e oito atuais.

Quando nos deparamos com um tema como esse, várias sensações podem ocorrer, como por exemplo a de estar sendo vigiado, que pode causar incômodo num primeiro momento. Creio porém que pior que a sensação de insegurança não deve ser. As câmeras são uma ferramenta do poder público para combater a criminalidade, e têm funcionado em diversas cidades brasileiras. Em Uberlândia por exemplo, cidade mineira de aproximadamente meio milhão de habitantes, teve o sistema de monitoramento instalado em 2008 e de 2009 a 2012 a Polícia Militar local registou queda de 42% de prisões nas áreas em que são utilizadas o videomonitoramento. O número de ocorrências no período caiu de 400 para 232, o que representa portanto a diminuição da criminalidade. Se formos pesquisar pelo Brasil, os bons exemplos do monitoramento com o viés da segurança da população são inúmeros. Na cidade catarinense de Criciúma por exemplo, município com uma população em torno de 200 mil habitantes, furtos em geral e danos ao patrimônio público caíram 40% depois da instalação e uso dos equipamentos.

Claro que sozinho o sistema não cumprirá seu objetivo. Para maximizar a meta da diminuição da criminalidade, outros fatores também são necessários. Inibir a prática de delitos pode funcionar apenas no começo do monitoramento, caso não haja a punição daqueles que forem identificados cometendo delito.

Enfim, medidas estão sendo tomadas visando diminuir a incidência da criminalidade de Ponta Grossa. A torcida é para que funcione para que a sensação de segurança seja maior que a sensação inicial da perda de privacidade.

origem: http://arede.info/jornaldamanha/secoes/conselho-da-comunidade/privacidade-ou-seguranca/

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.