Atmosfera: solução Avigilon substitui sistema analógico

Listen to this article

A reconstrução, em 2011, do prédio B, após um incêndio ocorrido em 2008, levou a Atmosfera Gestão e Higienização de Têxteis, por exigências da seguradora, a decidir-se por um sistema de CFTV IP com alta definição. A Atmosfera optou pela solução Avigilon, fornecida pela Paris Cabos – empresa do Grupo Policom ­­­– e implementada pela Fundamentos IT em sua matriz em Jundiaí (SP).

Essa solução monitora as docas, o pátio interno, a divisa do prédio e toda a fábrica e os corredores de acesso ao vestiário corredores dessa planta, onde estão as lavanderias de toalhas industriais e de Equipamentos de Proteção Industrial (luvas, tapetes, maps, toalhas etc.). Estende-se também ao prédio A, onde três câmeras monitoram toda a área de hotelaria, hospitalar, uniformes e tecelagem para limpeza industrial.

 Os resultados positivos e a qualidade do suporte, de acordo com Elisângela Gomes, gerente de Tecnologia da Atmosfera, “levou a Atmosfera ao projeto de replicar o modelo para todas as unidades”.

Entre os benefícios, Islan Coelho cita a facilidade de operação e de instalação, “a ponto de a própria equipe de TI fazer a manutenção do sistema”. Além disso, “foi possível otimizar o custo de instalação devido à possibilidade de optar pelo nosso próprio servidor no data center da Atmosfera e de usar o mesmo cabeamento da rede de dados já existente, pois toda a planta é informatizada, incluindo as lâmpadas e o controle de água e de produtos para higienização”, destaca.

 A gestão está a cargo do Avigilon Control Center, que, de acordo com o usuário, é fácil de monitorar. Otimiza a gravação das imagens e tem papel importante na seleção e filtragem de imagens para gravação por objeto e por área e movimentação na área.

 Além de contar com duas câmeras dome 360º, que monitoram praticamente toda a fábrica, com área de 5.000 metros quadrados, o sistema é formado por doze câmeras Avigilon, MPx modelo fixa da série H3 com resoluções de 2 MPx, 3 MPx e 5 MPx. Ainda conta com duas câmeras Avigilon panorâmicas 360º Essas câmeras panorâmicas são indicadas para instalação em teto ou forro, posicionado ao centro de salas e permite o monitoramento simultâneo de quatro cenas como, por exemplo, corredores, acessos e vagas de estacionamento.

 O sistema de CFTV IP da Atmosfera é direcionado à vigilância interna e externa, trafego de pessoas e veículos. A decisão pela solução Avigilon esteve diretamente relacionada à qualidade da imagem, facilidade de configuração e gerenciamento.

 Os dois prédios, distribuídos em terreno com 50 mil metros quadrados, são interligados entre si e ao data center por fibra óptica. Para evitar que as câmeras sejam afetadas pela umidade, As câmeras instaladas em ambiente externo são protegidas por caixas de proteção IP66 equipadas com iluminadores infravermelho (IR) com alcance de 50 metros, garantindo nitidez para as imagens, mesmo com baixa luminosidade no ambiente ou em período noturno.

 A central de segurança da Atmosfera conta, ainda, com a organização de racks modelos Top Solution G3, GP Racks Server e GP Racks Mini, soluções exclusivas do Grupo Policom.

 Um diferencial na solução implantada na Atmosfera envolve a inexistência de um centro de controle. O sistema, explica Fumachi, distribui as imagens para os gestores, que podem consultá-las no momento em que desejarem, pois o software do Avigilon Control Center é soft cliente. Além disso, as imagens são armazenadas na central de segurança e podem ser acessadas pelo responsável sempre que necessário”.

 O aplicativo Avigilon Control Center 5.0 permite que os profissionais de segurança se conectem ao software de gerenciamento de vídeo em rede Avigilon Control Center (NVMS), inclusive sobre qualquer rede IP wireless com equipamentos Apple – incluindo iPad, iPhone e iPod Touch – e soluções com sistema Android. Desse modo, de qualquer local é possível visualização remota de vídeo ao vivo e gravado, encurtando o tempo de resposta a incidentes.

origem: www.grupopolicom.com.br

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.