Câmeras de monitoramento serão usadas na fiscalização

Listen to this article

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autorizou, na última semana, que as prefeituras de todo o Brasil utilizem câmeras de monitoramento de segurança para realizar a fiscalização viária.

Em Salvador, segundo o superintendente Fabrizzio Muller, a Transalvador começará a utilizar estes equipamentos quando o Núcleo de Operações Assistidas (NOA) começar a funcionar, no início do próximo mês.

“Já temos um sistema dentro do núcleo para começar a utilizar estas câmeras de monitoramento. A fiscalização ganha com esta medida”, afirma ele. Por meio do NOA, a Transalvador irá acompanhar as ações do órgão e possibilitará registro e mensuração, com cruzamento de dados, de todas as ocorrências de trânsito, como acidentes e infrações.

O advogado Marcelo Araújo acredita que a decisão do Contran indica apenas “uma preocupação volumétrica do número de autuações”.

“A Resolução 471 não estabelece critérios mínimos de qualidade e definição da imagem, ou seja, pode ser o que for do jeito que for que está valendo, sequer é exigida eventual homologação do dispositivo para tal finalidade”, criticou.

Ele, que também é professor de direito no trânsito, ainda questiona: “Qual a garantia do cidadão de que o agente de fato estava no centro de controle? Que foi um agente que flagrou e não outra pessoa que repassou a informação?”, destaca.

origem: http://atarde.uol.com.br/transito/noticias/1703779-cameras-de-monitoramento-serao-usadas-na-fiscalizacao

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.