Ícone do site GuiadoCFTV

Rede de câmeras em Niterói flagra acidentes e ocorrências policiais

Listen to this article

Prefeitura passa a ter acesso em tempo real a 640 câmeras.
Polícia diz que parceria ajuda solucionar vários crimes. 

  Uma rede de câmeras de vigilância na cidade de  Niterói, na Região Metropolitana do Rio, tem feito flagrantes impressionantes de acidentes, ocorrências policiais e até explosões. Como mostrou o Bom Dia Rio desta segunda-feira (4), a iniciativa das filmagens é da Associação Viver Bem, que agora firmou parceria com a Prefeitura de Niterói para compartilhar o monitoramento. 

Na sede da associação, o centro de monitoramento verifica o que acontece nas 640 câmeras que mostram também o trânsito na cidade. Entre os exemplos de flagrantes captados pela rede de câmeras está um atropelamento na Rua Gavião Peixoto. Nas imagens, o motorista perde o controle do carro numa curva e atropela uma senhora na calçada.

Outra câmera registrou um acidente na Praia de Icaraí com a Rua Mariz e Barros. O vídeo mostra o momento em que um carro invade a pista no sentido contrário e provoca um acidente.  Em outra câmera da Viver Bem, imagens mostram um suspeito de assaltos na Praia de Icaraí sendo capturado por um homem e depois cercado por outras pessoas até a chegada da polícia. Também foi registrada uma explosão de uma barraquinha de comida na Estação das Barcas, no Centro de Niterói.

O presidente da associação, Felipe Almeida, que agora a parceria oficial com a prefeitura permite oferecer o centro de monitoramento ao Centro de Comando Integrado de Niterói, que pode observar o trânsito, ajudar numa calamidade ou registrar algum tipo de ocorrência, como acidentes.

“O poder público sempre nos solicita as imagens porque a gente só cede as imagens para eles, caso aconteça alguma coisa. E a gente está colocando cada vez mais câmeras para aumentar a segurança da cidade”, disse Almeida.

O comandante do 12º BPM (Niterói), coronel Fernando Salema, disse que os operadores da associação entram em contato direto com o centro de operações.

“Temos que louvar a iniciativa da associação, que disponibiliza as imagens do centro para que a gente acompanhe as situações em tempo real”, destacou o comandante.

O diretor do Departamento de Policiamento de Área (DPA) delegado Sérgio Caldas diz que as câmeras também ajudam a esclarecer alguns crimes.

“O DPA, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal nessa parceria com a associação e o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da prefeitura vem nos dando muitos resultados. As informações imediatas servem para o trabalho da PM, dos bombeiros, mas também para o arquivo que tem alimentado as investigações da Polícia Civil. As imagens ajudam muito, agregam muito valor. E agora com o novo convênio, a associação vai ter acesso direto ao banco de dados do roubo de veículos e pode agilizar mais ainda esse processo de informação”, explicou o delegado.

origem: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/04/niteroi-rj-ganha-mais-cameras-de-vigilancia-para-aumentar-seguranca.html


Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sair da versão mobile