Ícone do site GuiadoCFTV

Bairros com alto índices de crime serão monitorados por meio de câmeras

Listen to this article

Mapa da violência de Manaus revela que pelo pelos quatro bairros o índice de violência ainda é alto. SSP cria ações para diminuir a curva co crime       

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) contabilizou, em 2015, a prisão de 10, 6 mil pessoas envolvidas com crimes, mas de acordo com o secretário do órgão, Sérgio Fontes,  ainda tem muito  criminosos solto nas ruas praticando crimes diversos, e  entre os principais estão o roubo, furto, tráfico de drogas, homicídios e agressão física. A população, por sua vez, reclama principalmente dos roubos a quem transita pela rua, que é o que ocorre com maior frequência e atualmente tira a tranquilidade de todos.

“Aqui a gente não pode dar mole. É só sair nas ruas que já aparece  uma dupla de motociclistas anunciando o assalto”, relata uma moradora da rua Sabá Reis, bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte. Para atender o anseio da população a SSP fez um mapeamento da cidade para identificar os locais onde há maior incidência de crimes.

O mapeamento destaca quatro bairros como principais “áreas vermelhas do crime”. As ruas  Melo Talismã, Alto Paraiso, Cravinos  e Itaúba, no Jorge Teixeira, Zona Leste, estão entre os locais onde o índice de violência é elevado. Na Zona Norte, os bairros Monte das Oliveiras e Colônia Terra Nova, com as ruas Madresselva, Monte Alegre do  Sul e  Hárem. A Zona Oeste está no mesmo patamar.

De acordo com o secretário de segurança pública, Sérgio Fontes, o bairro da Compensa se destaca dos demais bairros da Zona Oeste  como um “bolsão de violência”, causada pelo tráfico de drogas. Para Fontes,  tem muito criminoso nas ruas e que precisam ser combatidos. Não basta prendê-los, mas é necessário criar meios para evitar que continuem praticando  o  delito.  

Os crimes mais comuns nessas áreas de são os roubos, principalmente os que ocorrem em via pública, classificado pela polícia como “roubo a transeunte”, seguido de furto e depois lesão corporal, além dos homicídios que vem diminuindo  nos últimos dois meses. “A nossa ideia é diminuir todos os índices”, disse o secretário.

Operações

Fontes destacou as ações que estão sendo planejadas para diminuir a violência. Desde o ano passado que a polícia realiza operações nas áreas de bocas de fumo para evitar homicídios por conta de cobrança de dívidas  do tráfico e disputa de espaço. Além das operações, os cumprimentos de mandados de prisões e de busca e apreensões também são prioridades.

Até o final deste mês vai estar funcionando o  plantão criminal de finais de semana, começando  na sexta- feira à noite. De acordo com o secretário, as morte violentas serão investigadas por uma equipe especial logo depois que ocorrerem. Um delegado, um escrivão e um perito criminal vão estar nos locais do crime com o objetivo de prender o autor do crime logo que cometer o crime.

A equipe vai estar  preservar o local do crime, colhendo  as provas e iniciando as investigações. “É no calor das emoções quando as pessoas ainda estão revoltadas que elas falam sobre o que aconteceu.  Se deixar para a segunda-feira o que acontecer hoje, elas já pensaram melhor, ou foram ameaçadas e não querem mais colaborar com a polícia”, disse.

‘Crack, é Possível Vencer’

No Jorge Teixeira e Terra Nova está sendo implantado o projeto “Crack, é Possível Vencer”, que é um conjunto de ações do governo federal  com o  estadual para enfrentar o crack e as outras drogas. Cada bairro vai ganhar 19 câmeras de segurança, um ônibus que vai receber essas imagens e jogar para o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).  

A rua 4, no Jorge Teixeira, é um dos locais considerado com alto índice de violência e que acabou de receber câmeras de segurança. Moradores garantem que o equipamento já “espantou  os criminosos”. O mecânico Francimar Caldeira, 38, disse que viu o cunhado ser assassinado por traficantes em frente a sua oficina.

Ações da SSP

Plantão criminal nos finas de semana, a instalação de mais câmeras de segurança nos bairros onde há alto índice de violência, ações sociais e o aumento de policiamento nas ruas são algumas das medidas que estão sendo tomadas pela Secretária de Segurança Pública (SSP) para reduzir o crime.

BLOG – comerciante Neide Bentes

“Cansei de ser assaltada. Desde o ano passado tomei a decisão de cuidar mais da minha segurança e da minha família. Por isso, decidi colocar grades no meu estabelecimento e há mais de um ano só atendo meus clientes por trás das grades. Nunca mais fui assaltada. Os assaltos eram frequentes aqui. Os assaltantes chegavam de motocicleta, de carro e a pé apontavam a arma para a cabeça da gente e levavam todo dinheiro. De todos os assaltos, o pior foi um que os ladrões chegaram, renderam a mim, o meu marido e um vizinho. Eles mandaram a gente deitar no chão e levaram toda a renda. Eu me senti humilhada e não quero mais passar por isso. Temo pela segurança da minha família”.

origem: http://www.acritica.com/channels/manaus/news/domingo-bairros-com-alto-in-dices-de-crime-serao-monitorados-por-meio-de-cameras

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora

Sair da versão mobile