Novo sistema de câmeras auxilia agentes penitenciários no monitoramento de presídio em Jardim

Listen to this article

Câmeras de vigilância instaladas no Estabelecimento Penal Máximo Romero, em Jardim, estão ajudando a reforçar a segurança no local

Câmeras de vigilância instaladas no Estabelecimento Penal Máximo Romero, em Jardim, estão ajudando a reforçar a segurança no local. O sistema foi implantado há menos de um mês e está auxiliando os agentes penitenciários na vigilância e monitoramento, tanto interno quanto externo, na unidade prisional.

Para a implantação do sistema, o estabelecimento prisional contou com o apoio da direção da Penitenciária de Naviraí e da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

De acordo com o diretor do presídio, Ramão Dario Ricardi, as câmeras foram instaladas em pontos estratégicos da unidade. “São equipamentos de excelente resolução e alto alcance”, garante o dirigente. “Pelo monitor, tudo é acompanhado por um agente penitenciário r e as informações ainda ficam gravadas em um disco rígido , caso sejam necessárias averiguações futuras”, completa.

Segundo o administrador do presídio, agente Zacarias Martins Antiqueira, apesar de o sistema já ser um grande avanço para o presídio, está sendo estudada uma nova aquisição de mais itens de monitoramento, reforçando ainda mais a segurança no local e auxiliando os servidores em seu trabalho.A melhor visualização dos espaços está contribuindo, também, para o melhor monitoramento da muralha, que, por a unidade estar em área urbana e haver grande fluxo de pessoas nos arredores, tem como problemática constante o arremesso de materiais proibidos por cima do muro, conforme aponta o chefe de Segurança e Vigilância do Estabelecimento Penal, Gilson Lino Filho. “As câmeras auxiliam o corpo de segurança, no que se diz respeito ao monitoramento. Para se ter uma ideia, desde a data da instalação obtivemos grande êxito na apreensão de entorpecentes e celulares arremessados”, aponta o agente penitenciário.

O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, destaca que os agentes penitenciários lotados em Jardim demonstraram, desde o início de sua gestão, uma grande vontade de colaborar, assumindo a operacionalização de uma nova ala da unidade, mesmo sem as condições devidas. “Isso demonstra o valor desses servidores, que merecem os elogios da administração”, agradece. “Agora, com as câmeras de monitoramento, a segurança fica melhor assegurada, embora o momento da instituição seja delicado pela falta de servidores em todos os presídios do Estado”, finaliza.

origem: http://www.acritica.net/editorias/geral/novo-sistema-de-cameras-auxilia-agentes-penitenciarios-no/170836/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.