Secretaria de Segurança Pública irá instalar 195 câmeras de monitoramento em Goiânia

Listen to this article

Equipamentos geram imagens de alta resolução e cobrem ângulos de 360 graus

Até o final deste mês de novembro, a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) vai concluir a instalação de 195 novas câmeras que integrarão o sistema de videomonitoramento da capital. Somadas às 70 já existentes serão 265 pontos com transmissão em tempo real.

Todas as câmeras têm alta resolução de imagem (Full HD), cobrem um ângulo de 360 graus e são ligadas por fibra ótica à central de monitoramento. Além disso, podem aproximar a imagem em até 20 vezes, de acordo com a necessidade dos operadores do sistema, que são da Polícia Militar e têm estações de trabalho individuais.

O vice-governador e titular da SSPAP, José Eliton, destaca a importância dos investimentos em tecnologia como medida para o combate à criminalidade. “O videomonitoramento é um auxiliar preponderante no trabalho dos policiais goianos”. Segundo ele, as imagens podem colaborar para o esclarecimento de ocorrências, principalmente, na redução de crimes contra o patrimônio. “As câmeras têm a capacidade de inibir outros crimes como os homicídios, por exemplo”, observa.

De acordo com o superintendente de Gestão do Subsistema Integrado de Comando e Controle da SSPAP, tenente-coronel Francisco Assis Ferreira Ramos Jubé, os equipamentos já estão em funcionamento na medida em que estão sendo instalados. Ele afirma que as câmeras são fortes aliadas das forças policiais no enfrentamento à criminalidade. “Esse equipamento permite o monitoramento 24 horas por dia, sete dias por semana, e tem vida útil de 50 mil horas”, explica. As imagens ficarão arquivadas por 30 dias, exceto aquelas incluídas em inquéritos policiais, que serão armazenadas em backups.

O gerenciamento e o monitoramento do sistema são feitos pela Polícia Militar, entretanto as imagens estarão disponíveis para as demais forças de segurança do Estado, como, por exemplo, Polícia Judiciária, Corpo de Bombeiros e Polícia Técnico-Científica, para possíveis perícias em casos de delitos. “Não tem cunho administrativo”, diz Jubé, ao desmentir boatos de que os equipamentos instalados teriam a finalidade de multar veículos.

O superintendente informa que a próxima etapa será a de instalação das placas que vão identificar as áreas monitoradas. “Cuidaremos da comunicação visual e da criação de uma rede de comunicação por meio dos aplicativos para que a população possa ser parceira neste projeto”, afirma.

Parcerias

Entre as alternativas propostas pela Secretaria de Segurança Pública para desestimular a ação de organizações criminosas, está a recomendação para que as instituições bancárias possibilitem a integração dos serviços de monitoramento bancário ao Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC).

Essa integração permitirá que ao menor sinal de anormalidade numa unidade bancária os policiais no Centro de Inteligência acionem imediatamente as viaturas mais próximas do local, em ações mais eficazes contra os bandoleiros que agem em poucos minutos e causam grandes prejuízos às instituições, além de espalhar o terror na população.

origem: http://www.emaisgoias.com.br/secretaria-de-seguranca-publica-ira-instalar-195-cameras-de-monitoramento-em-goiania

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.