Pindamonhangaba começa a instalar câmeras de monitoramento do COI

Listen to this article

Segundo a prefeitura, serão 16 câmeras, espalhadas em diferentes bairros.
Cidade teve aumento de 34% no número de vítimas de violência.

Pindamonhangaba começou a instalar na quarta-feira (1º) o sistema de câmeras de monitoramento do Centro de Operações Integradas (COI). O aparato deve operar em seis meses e auxiliar no combate à criminalidade no município. A cidade registrou em 2016 um aumento de 34% no número de vítimas de violência e de 18% nos roubos e furtos.

Segundo a prefeitura, serão 16 câmeras e os primeiros locais a receber as estruturas são o Largo do Quartel, praça do Cruzeiro, praça Monsenhor Marcondes, rua Bicudo Leme (próximo à Igreja Matriz) e avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso (altura da Prefeitura).

Também estão previstas câmeras no bairro Araretama, no distrito de Moreira César e outros pontos do centro.

As imagens coletadas serão gerenciadas em um Centro de Operações Integradas (COI), que funcionará no antigo prédio da sede da Secretaria de Educação, na praça Dr. Emílio Ribas. O local passa por obras e as atividades deverão ser operadas pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar.

A PM foi procurada pela reportagem e afirmou que aguarda a instalação do sistema para comentar sobre a medida.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Pinda teve no ano passado 39 vítimas de homicídio doloso (quando há intenção de matar) e de latrocínio (roubo seguido de morte) – em 2015, foram 29, o que representa um aumento de 34%.

A cidade também registrou aumento de 18% nos furtos e roubos de um ano para o outro. Foram 2.254 casos em 2015 e 2.680 em 2016.

Atividade delegada
Promessa de campanha do prefeito Isael Domingues (PR), a retomada da atividade delegada – em que policiais de folga atuam na segurança cidade e recebem por meio da prefeitura – foi anunciada por ele para janeiro, o que não ocorreu.

Segundo a prefeitura, uma das ações necessárias para que a atividade volte a ser realizada é a renovação do convênio com a PM, o que está em andamento. A previsão é de que os policiais voltem a atuar em até 20 dias. 

Até 2016, 16 policiais atuavam na atividade delegada. A prefeitura pretende elevar para 32 agentes.

origem: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2017/02/pindamonhangaba-comeca-instalar-cameras-de-monitoramento-do-coi.html

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’                                                                                                                                                   

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.