Ícone do site GuiadoCFTV

Internet 5G e Wi-Fi 5 GHz: qual a diferença?

Listen to this article

Muitas pessoas possuem diversas dúvidas em questões ligadas à conectividade de seus dispositivos. E agora, com a chegada da tecnologia 5G ao Brasil, alguns questionamentos passaram a ser feitos com mais frequência, sobretudo por conta de todas as novidades envoltas no assunto.

Por possuírem o mesmo número em suas respectivas nomenclaturas, bem como a letra G com significados distintos, tanto o 5G quanto o Wi-Fi 5 GHz acabaram sendo confundidos. Mas eles possuem diferenças significativas em todos os termos.

Afinal, o que é o 5G?

Em linhas gerais, trata-se da quinta geração de desenvolvimento tecnológico de conexões ligadas às redes móveis. Um bom exemplo para se pensar nisso é quando você está fora de casa e possui um plano de internet móvel contratado. Sem cobertura de sinal Wi-Fi, os famosos 3G ou 4G, dependendo do seu aparelho, poderão continuar te dando acesso à internet.

Agora, a cobertura 5G também está começando a ficar disponível em nosso país. Para isso, novas antenas precisarão ser construídas pelas operadoras entre as cidades para oferecer maior cobertura e conectividade a todos que precisarem. E os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, também terão de passar por uma migração para essa tecnologia se quiserem utilizá-la.

O que é o Wi-Fi 5 GHz?

Se a tecnologia 5G está disponível para as redes móveis, o Wi-Fi 5 GHz (de gigahertz) não está — pelo menos em sua concepção. Esse mecanismo consiste em uma frequência de uma rede sem fio (Wi-Fi) de curta distância, geralmente utilizada em ambientes domésticos por conta de uma série de fatores.

Para entender melhor o que o diferencia do 5G, saiba que há dois padrões básicos dentro dos roteadores de internet sem fio: o 2.4 GHz e o 5 GHz, que é mais recente. Em uma linha progressiva, o 5 GHz é mais potente que seu antecessor, oferecendo maior conexão e desempenho. Além disso, há menos interferências diretas em sua operação, garantindo mais estabilidade aos consumidores em suas atividades cotidianas.

No entanto, essa frequência possui alcance menor, ou seja, não funciona em largas distâncias. Logo, se você pretende assistir uma série em streaming, é bom estar próximo do roteador para que a internet não atrapalhe sua experiência. Porém, no geral, é uma conexão vantajosa que garante muitos benefícios ao usuário.

Mas se você puder investir em um roteador com suporte para as duas bandas (2.4 GHz e 5 GHz), conseguirá aproveitar o melhor de cada um sem a necessidade de ter aparelhos de repetição de sinal espalhados pela casa.

origem: Internet 5G e Wi-Fi 5 GHz: qual a diferença? – TecMundo

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile