Fibra óptica vira alternativa valiosa para desenvolvimento de instituições de ensino públicas e privadas

Listen to this article

Garantir uma internet de qualidade nas escolas tem sido um dos grandes desafios do sistema educacional em todas as regiões do Brasil.

Um estudo feito em conjunto pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), o Grupo de Mulheres do Brasil (GMB) e pela Organização sem fins lucrativos MegaEdu, constatou que as conexões de web nas escolas públicas precisam melhorar consideravelmente, para que os alunos possam, de fato, colher os reais benefícios do acesso à rede mundial de computadores.

De acordo com o Supervisor de Vendas Corporativas da Fibracem, indústria brasileira especializada no setor de comunicação óptica, Adriano Rodrigues Fraga, para que isso seja possível, é fundamental que as instituições de ensino passem a priorizar pelo serviço de Internet disponibilizado via fibra óptica.

Para ele, mesmo que ainda seja uma realidade considerada distante para grande parte das escolas públicas brasileiras, usufruir de um serviço que passa a oferecer acesso à informação de uma maneira rápida, segura, assertiva e com total disponibilidade, eleva o ensino nas salas de aula a outro patamar, sendo possível viabilizar, inclusive, um trabalho educacional mais incisivo baseado nos conceitos de futuro digital.

“Isso possibilita trazer para perto dos alunos a Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, realidade virtual e aumentada e impressão 3D, promovendo opções de aprendizado e interatividade”, reforça.

Fraga acrescenta que, além disso, após a pandemia ficou evidente a importância da internet para a educação com o ensino EAD, tanto para instituições de níveis fundamental e médio, quanto para superior. “A conexão na web via fibra óptica ajudou abrir portas para essa modalidade de estudo a distância, que desde então tem se firmado como uma alternativa e se mostrado bastante eficaz”, acrescenta.

Segurança e Comodidade

Para o especialista, além dos benefícios na forma de se aprender, a utilização de uma internet via fibra óptica pode melhorar, fatores como segurança e comodidade dentro das escolas. De acordo com ele, o fato de boa parte das instituições de ensino – públicas e privadas – possuírem um sistema fechado de CFTV reforça a preocupação com relação ao bem-estar de alunos e professores.

“É uma condição sem a qual as escolas não subsistirão se não oferecerem uma infraestrutura segura de CFTV para um constante monitoramento predial, perimetral e das próprias pessoas [alunos e professores], o que acaba gerando mais tranquilidade para os familiares de cada um deles”, explica.

Adriano destaca, ainda, que além da segurança, uma conexão via fibra óptica proporciona outros benefícios, como maior comodidade para a organização administrativa dentro das instituições de ensino. Segundo ele, é possível acessar uma série de dispositivos de forma remota, com a possibilidade de controlar, gerenciar e executar processos de uma maneira disruptiva, ou seja, de uma forma mais rápida, eficiente e numa escala maior.

“São equipamentos que vão desde um ar condicionado ou uma televisão, a sistemas de controles de acessos a determinadas áreas, alarme e de monitoramento, por exemplo. Todos por meio de aplicativos integrados à web”, finaliza.

origem: https://www.fibracem.com/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.